O gráfico a seguir foi elaborado a parar de uma pesquisa do Xpo survey feita no Rio de Janeiro, entremarço e abril de 2016, com 2 353 pessoas. A amostragem foi estratificada segundo as regiões da cidade(áreas de planejamento do município do Rio). Em cada uma das cinco regiões, estabeleceram-se cotaspor faixa etária, sexo e escolaridade, com um peso proporcional ao desses grupos na população decada área, segundo o Censo de 2010. A margem de erro de uma pesquisa para uma amostraaleatória simples do mesmo tamanho (n = 2 353) seria de 2 pontos percentuais, com intervalo deconfiança de 0,05.Homens Mulheres Brancos Pretos e 18 a 34 35 a 49 50 anos Favela Nãopardos anos anos ou mais favelaA parar da leitura do texto e com base nas informações metodológicas da pesquisa e do gráficoapresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.a) Apresente uma vantagem de se realizar uma pesquisa do tipo survey em vez de uma pesquisacensitária para se conhecer a magnitude de fenômenos sociais em grandes cidades.(valor: 4,0 pontos)b) A partir de uma das variáveis expostas no gráfico (sexo, cor/raça, faixa etária e local de moradia),faça uma análise descrifiva da percepção dos cariocas sobre a probabilidade de sofrer violênciapolicial. (valor: 3,0 pontos)c) Faça a análise descritiva geral da percepção dos pesquisados sobre a probabilidade de sofrerviolência policial. (valor: 3,0 pontos)
#ENADE
Respostas
então isso é uma divulgação? se for você está no aplicativo errado
a) A pesquisa do tipo survey é um tipo de pesquisa quantitativa, ou seja, ela recolhe dados que se deseja estudar e os quantifica, transformando em número/valores que se deseja estipular.
Ela pode ser bastante seletiva, o que se torna uma vantagem sobre as pesquisas censitárias, pois com ela pode-se coletar informações de grupos específico que se queira estudar. Além disso, ela também pode ser generalizada, podendo estrutura-la para classificar informações, tendo bastante potencial para quantificação e replicação.
b) A cor e o sexo são as duas variáveis de maior peso, seguido da moradia. Homens de cor parda ou negros e que moram em favelas tendem a apresentar um maior ‘medo’ em sofrer violência policial. Isto, provavelmente, devido a outros dados estatísticos que apresentam dados de que estas características são as mais relevantes quando se trata de violência policial.
c) A probabilidade de a violência ocorrer principalmente com este tipo de indivíduos é indiscutível, pois outros censos e pesquisar demográficas já demonstraram estas mesmas estatísticas, indo de encontro com o resultado exposto na pesquisa em questão.
Espero ter ajudado!!