• Matéria: História
  • Autor: TiaPaulaExplicadora
  • Perguntado 7 anos atrás

Após identificar o autor de cada afirmativa, explique, em seu caderno, o significado dos itens anteriores conforme o contexto absolutista.

a) A obediência ao soberano não era apenas uma questão política, mas uma questão religiosa.

b) Uma síntese de seu pensamento é a frase "O homem é o lobo do homem". Essa afirmação reforça a ideia de que o governo era necessário para defender os indivíduos dos abusos de outros indivíduos.

c) Defendia a centralização do poder político como forma de manter a ordem. Em sua obra, forneceu conselhos de como príncipe deveria governar e se manter no poder.

d) Defendeu a autoridade do monarca até mesmo diante das imposições da igreja católica.

e) O rei deveria ser obedecido pelos sujeitos da mesma forma que o pai era obedecido pelos demais integrantes da família.​

Respostas

respondido por: makmorales
85

a. A obediência ao soberano era também uma obrigação religiosa pelo fato de que a igreja legitimava o poder dos reis, ou seja, eles teriam, segundo apontavam os clérigos, o direito divino de governar.

b. A frase de Hobbes aponta uma justificativa para a existência do estado para intermediar as relações humanas e governar os povos.

c. Maquiavel defendia a centralização do poder político em sua obra O Príncipe, onde deu conselhos direitos a Lourenço II de Médici.

d. Significa que o sujeito defendia sobretudo o poder absolutista dos reis, ainda que contra a Igreja.

e. A frase deixa claro a estrutura patriarcal da sociedade.

Abraços!


TiaPaulaExplicadora: obrigada!!!!
Perguntas similares