Respostas
Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.
Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.
Formação da Europa Medieval foi um processo que aconteceu com forte influência da Igreja Católica. Este momento da história do continente europeu também foi marcado pelo feudalismo, pela produção agrícola e pela divisão de classes sociais.
Os senhores feudais eram os grandes proprietários de terras, normalmente herdeiros dos patrícios romanos. Essa sociedade feudal começou a ganhar força na Europa a partir da miscigenação cultural que envolveu os povos germânicos e romanos.
Esse sistema começou a se formar depois do poder da dinastia carolíngia, que foi marcado por diversas conquistas militares e pela vassalagem. Após a morte de Carlos Magno, o sistema feudal se estabeleceu de maneira permanente, criando novas características que fizeram parte da Europa Medieval por muitos anos.
O principal aspecto dessa sociedade era a presença do senhor feudal e de seu feudo. Os plebeus eram a mão de obra servil, e a Igreja Católica era responsável por comandar as regras da sociedade, a cultura, a política e os comportamentos. Em resumo, a Igreja era o poder maior da Europa Medieval.