Hoje em muito os historiadores fazem uso da fonte literária no campo da escrita e da docência em História. Entretanto, tal processo ou esta relação entre tais campos tem uma historicidade. A partir das discussões que apresentamos em torno deste aspecto, leia as preposições abaixo e considere (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a sequência correta: ( ) O emprego da fonte literária, no campo histórico, adveio da compreensão dos historiadores positivistas de que diversos elementos poderiam ser documentos históricos. ( ) A fonte literária precedeu ao uso dos documentos textuais oficiais. ( ) A literatura, enquanto documento histórico, não foi aceita pelos historiadores da Escola dos Annales. ( ) A Escola dos Annales, ao defender novas temáticas, objetos e abordagens como de interesse da Ciência História, ampliou a noção de documento histórico, incluindo nesses a fonte literária. Alternativas Alternativa 1: V, V, F, F. Alternativa 2: V, F, F, V. Alternativa 3: V, F, F, F.
Respostas
Resposta:
F F F V
Explicação:
O emprego da fonte literária, no campo histórico, adveio da compreensão dos historiadores positivistas de que diversos elementos poderiam ser documentos históricos.
Falsa - O positivismo só aceitavam documentos oficiais.
A fonte literária precedeu ao uso dos documentos textuais oficiais. Falsa. Nesse caso foram as escolas do Annales que foi depois do positivismo que aceitava apenas documentos oficiais.
A literatura, enquanto documento histórico, não foi aceita pelos historiadores da Escola dos Annales. Falso. Não era aceita pelo positivismo, lembrando que segue-se a escola do Annales até hoje.
A Escola dos Annales, ao defender novas temáticas, objetos e abordagens como de interesse da Ciência História, ampliou a noção de documento histórico, incluindo nesses a fonte literária. Verdadeira. Foi a Escola dos Annales que abriu campos diversificados de pesquisa.