Respostas
Resposta:
Nossos continentes têm se movimentado e se afastado uns dos outros há milhões de anos. Os Terremotos (e Tsunamis) têm origem nestes movimentos. Veja geografia agora e entenda como isso vem ocorrendo. Para isso estudaremos a Teoria das Placas tectônicas!
O resumo dos acontecimentos do nosso planeta pode ser sintetizado pelo estudo das eras, períodos e o tempo geológico. Veja nesta aula o movimento dos continentes, a ‘Deriva Continental’, a Teoria das Placas Tectônicas, e por que ocorrem os terremotos mais violentos.
Os eventos que estão listados no ‘tempo geológico’ levaram milhões de anos para chegar ao estágio atual do nosso planeta Terra. Um dos eventos mais estudados é o fato de os continentes se movimentarem. Se você ainda não domina, aprenda agora a teoria da Deriva Continental.
Ela mostra que os continentes já foram um só, separaram-se, e que continuam se movimentando, a dica do Blog é dar uma olhada na aula sobre a Deriva Continental antes de continuar aqui. Quem elaborou essa teoria foi o meteorologista Alfred Wegener.
Que forças eram essas, capazes de movimentar os continentes?
Wegener encontrou algumas evidências que comprovaram sua teoria, mesmo assim sua teoria foi combatida e esquecida. No final da década de 1950, no entanto, a sua teoria foi finalmente aceita e estudada. Assim, com a evolução nas pesquisas, a teoria foi finalmente aceita a partir do final da década de 1950, onde ela foi modificada, passando a ser chamada de Teoria das Placas Tectônicas.
Veja na imagem como é impressionante a demarcação exata das Placas Tectônicas Norte- americana; do Pacífico; do Caribe; Sul americana; Placa de Nazca (à esquerda da América do Sul, ao lado da Cordilheira dos Andes); Africana; Euroasiática; da Arábia; Antártica. Placa Indoaustraliana.
Wegener foi muito astuto e promissor em sua pesquisa mas ele não conseguia responder a principal pergunta, que era como esses continentes se movimentavam? Que forças estavam por trás disso?
Hoje, sabemos que quem realiza esses movimentos são as placas tectônicas, que são feitos não só pelos continentes, mas também pelo fundo dos oceanos. Essas placas se movimentam lentamente sobre o manto, afastando-se ou aproximando-se.
A litosfera ou crosta terrestre é a parte mais externa, e fica acima do manto, parte mais viscosa que se encontra superaquecida e faz com que a crosta se desloque.
Explicação:
https://youtu.be/SFHgW-2ZhNU
Resposta:
A Teoria das Placas tectônicas parte do pressuposto de que a crosta terrestre está dividida em grandes blocos semirrígidos, ou seja, em placas que abrangem os continentes e o fundo oceânico.
Essas placas movimentam-se sobre o magma, impulsionadas por forças vindas do no interior da Terra.É a teoria que explica as forças internas e externas que relaciona todos os processos dinâmicos da terra correlacionados aos movimentos de grandes placas. A teoria das placas tectônicas considera a Litosfera como sendo composta por vários pedaços que se encontram em contínuo movimento.