Segundo Wille (2019), "o conceito de "Grupo Escolar" surgiu em São Paulo no ano de 1893. A palavra "grupo" indicava a reunião das antigas escolas isoladas de uma localidade. O modelo acabou se consolidando pelo Brasil. Eram escolas simples, a maioria de madeira, com salas de aula, sala de professores, pátio e secretaria. Não havia nenhum recurso a mais do que o quadro negro. E era no próprio grupo escolar que as novas professoras aprendiam a profissão. A construção e manutenção era dos estados ou das prefeituras municipais. Na falta de material didático, os professores escreviam no quadro negro o conteúdo que copiavam de livros ou cartilhas. Ou faziam longos ditados. A maior parte do tempo era utilizada para copiar. Muito tempo passou, mas o antigo modelo pouco mudou no interior do Brasil".
Respostas
Resposta:
Corretas as respostas:
b) II, IV e V, apenas.
II. Se nas capitais já é difícil implantar o que é exigido nas Leis, Decretos e LDB, imagina, então, as escolas públicas do interior?
IV. As escolas públicas do interior do país, principalmente no nordeste, muitas ainda não tem nem saneamento básico. As escolas são de madeira, o piso é de terra e o telhado, em sua maioria, nem tem telha. O banheiro fica localizado na área externa da escola.
V. No interior do país, as escolas públicas, em sua maioria, pararam no tempo: estão parecidas com as escolas de 1893: falta material didático para os alunos, os professores ainda utilizam giz para escrever no quadro “negro” e os alunos passam o tempo todo da aula copiando a matéria do quadro.
Explicação:
Corrigidas pelo AVA - AAP4 Educação Inclusiva
1) b) II, IV e V, apenas.
2) a) O colégio fez uma rampa para acesso às escadas, ao invés de trocar as escadas por uma rampa.
3) c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
4) b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Resposta:
II, IV e V, apenas.
Explicação: CORRIGIDO PELO AVA