Leia o fragmento a seguir, extraído do texto "A noção do campo científico". A ciência de modo geral representa o conhecimento adquirido por meio de estudos, pesquisas e práticas, com a finalidade de solucionar problemas existentes. A palavra ciência vem do latim scientia, e significa "conhecimento" ou "saber". Entretanto, o saber científico é amplo e complexo, comporta várias áreas do conhecimento humano, nas quais são elaboradas teorias fundamentadas nos seus próprios métodos e pesquisas científicas. SILVA, Suelen de Aguiar. Ciência e Tecnologia. Formação Sociocultural e Ética I. Maringá, 2020. Com base na leitura do texto supracitado na íntegra, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:. I. O saber científico não se relaciona com as questões sociais, tampouco tem sua aplicabilidade direcionada aos estudos humanísticos. II. O sociólogo francês Pierre Bourdieu expõe que as disciplinas do conhecimento humano perpassam a história, a filosofia, a ciência e a literatura. III. A noção de campo, elaborada por Bourdieu, necessariamente busca uma aproximação com o mundo social, a política e a economia. IV. Na visão de Bourdieu, por um lado, o campo científico representa um campo de forças e por outro lado representa um campo de lutas. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
A sequência correta é F V F V. A ciência é de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade, por esse motivo, precisamos ter um crescimento científico com base em diversos princípios , como os princípios éticos.
Assim é preciso compreender que há uma variedade cultural muito grande no nosso país, de modo que, essa miscigenação influencia grandemente no fazer ciência, pois há uma diversidade de costumes que precisa ser respeitada.
Assim, é interessante observar essas questões com base em estudos mais aprofundados, como o de Bourdieu , sociólogo francês.
Saiba mais : https://brainly.com.br/tarefa/24865569
Resposta: F.v.v.v
Pierre Bourdieu (2004), importante sociólogo francês, lança uma pergunta desafiadora: quais os usos sociais da ciência? Para tentar responder a tais questões, o autor evoca a noção de campo. Na perspectiva de Bourdieu, as disciplinas do conhecimento humano, que perpassam a história, a filosofia, a ciência, a literatura etc., são objetos de análises com pretensões científicas (BOURDIEU, 2004). Para Bourdieu (2004), há uma história em cada saber e em cada disciplina, por exemplo, há uma história da filosofia, uma história da literatura, e em todos esses campos encontra-se a mesma oposição, o mesmo antagonismo (SILVA, 2018).
Explicação: