Respostas
Resposta:
Hoje o ensino conteudista, baseado principalmente na transmissão de conteúdos para os estudantes, já está ultrapassado. O mundo se transformou profundamente nas últimas décadas e agora a educação precisa acompanhar as mudanças para cumprir seu papel na sociedade.
Muito mais do que acumular informações, o aluno precisa cada vez mais reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, crítico, aberto ao novo, colaborativo e responsável. Isso requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais abundante na cultura digital, e ser proativo para identificar problemas e buscar soluções.
Por isso a Base Nacional se divide em competências e habilidades que o aluno deve desenvolver ao longo de toda a Educação Básica. São dez competências gerais que garantem, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento do estudante.
Veja abaixo um resumo das 10 competências previstas no documento, de acordo com o infográfico criado pelo Instituto Porvir:
1. Conhecimento
O que é: Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
Para que serve: Entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
O que é: Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade.
Para que serve: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
3. Repertório Cultural
O que é: Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais.
Para que serve: Aproveitar e participar de práticas diversificadas de produção artístico-cultural.
4. Comunicação
O que é: Utilizar diferentes linguagens para se expressar e interagir em diversos contextos.
Para que serve: Expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
5. Cultura Digital
O que é: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética.
Para que serve: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, assim como resolver problemas, exercendo protagonismo.
6. Trabalho e projeto de vida
O que é: Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências.
Para que serve: Entender o mundo do trabalho, podendo fazer escolhas de acordo com seu projeto de vida, com cidadania, liberdade, autonomia e responsabilidade.
7. Argumentação
O que é: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis.
Para que serve: Formular, negociar e defender ideias, com base em direitos humanos, consciência ambiental e ética.
8. Autoconhecimento e autocuidado
O que é: Conhecer, compreender e respeitar a si mesmo a partir da diversidade humana.
Para que serve: Cuidar da saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Empatia e cooperação
O que é: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação.
Para que serve: Fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, de acordo com os direitos humanos, com acolhimento e valorização das diversidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e cidadania
O que é: Agir individualmente e de forma coletiva com autonomia, responsabilidade, flexibilidade e determinação.
Para que serve: Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.