Respostas
explica um pouco sobre cada tema dado
Resposta:
Hoje em dia você deve ter ouvido falar bastante sobre a liberdade feminina, mas será que você sabe o que isso significa?
Bom...vamos começar pelo significado da palavra.
Liberdade significa: “Nível de independência absoluto e legal de um indivíduo, de uma cultura, povo ou nação, sendo nomeado como modelo (padrão ideal). Estado ou particularidade de quem é livre; característica da pessoa que não se submete.”
e…
Feminina significa: “relativo a ou próprio de mulher ou fêmea.”
Ou seja a independência de uma mulher.
A falsa liberdade feminina pode até ser um problema atual, mas isso não significa que ele começou agora.
A liberdade feminina pode ter um começo após a revolução industrial, na qual as mulheres passaram a ser trabalhadoras assalariadas. Mas com um salário inferior ao dos homens.
Mas liberdade feminina começou realmente no século 19, no qual as mulheres começaram a ter os seus primeiros direitos, entre eles a educação (1949).
A principal causa para a desigualdade feminina é o preconceito dos homens com as mulheres, o que pode causar um salário menor, os homens serem promovidos mais facilmente, a discriminação…
3 maneiras de diminuir a discriminação com as mulheres:
- se tornar um mentor que encoraje outros líderes a lutar contra a desigualdade.
- criar uma cultura de inclusão (cultura pode ajudar muito nesse sentido).
- é muito importante sempre olhar o lado bom das mulheres e incentivá-las a melhorar.
Por impressionante que pareça, não há muitas leis sobre isso, existe a lei Maria da Penha que diz sobre a proibição de abusos sexuais, violências físicas e verbais com as mulheres.
Essa lei recebeu esse nome porque uma mulher chamada Maria da Penha Fernandes sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, e mesmo assim se engajou na luta pelos direitos das mulheres.
Fora isso, as outras leis dizem apenas sobre as vagas preferenciais no estacionamento e sobre a fila preferencial(para gestantes).
Hoje em dia a importância da mulher vem evoluindo muito, desde o começo da liberdade feminina, mas isso não quer dizer que o preconceito sumiu totalmente! Apenas quer dizer que a mulher vem exercendo cada vez mais o papel de protagonista na sociedade, mas que ela ainda sofre com as heranças históricas.
Mesmo tendo um papel importante no mercado de trabalho é certo afirmar que existem muitas coisas que são bem marcantes na hora de descaracterizar as mulheres. Algumas delas são:
Geralmente, a mulher que decide trabalhar fora acumula tanto as suas funções trabalhistas como também as domésticas dentro do perfil familiar – o que as torna, na maioria dos casos, sobrecarregadas;
O número de mulheres que atuam no mercado de trabalho com formação acadêmica/superior ainda é minoria, mesmo que atualmente a maioria das cadeiras das faculdades e universidades de todo o país sejam ocupadas pelo público feminino;
E mesmo quando ocupam grandes cargos, as mulheres ainda recebem salários com média de 30% inferior aos homens com a mesma qualificação do mercado. E o pior: essa taxa pode ser ainda mais agressiva quando nos referimos às mulheres de origem africana, ou melhor, as negras.
os desafios da mulher brasileira:
Meio óbvio que as mulheres enfrentam muitos desafios hoje em dia, mas como são muitos vou citar só alguns:
melhorar os cargos de trabalho;
promover melhores salários;
pensar sobre o direito das mulheres sobre seu próprio corpo;
é principalmente, combater o machismo (o que não significa combater os homens).
Mesmo serem muitos os desafios da mulher é sempre bom lembrar que é muito importante as mulheres sempre se dedicarem a enfrentar esses desafios.
Os movimentos feministas são uma forma da das mulheres se expressarem pelos seus direitos.
A primeira onda feminista foi na Inglaterra, durante o século 19. Era sobre o direito ao voto das mulheres, e se você pensa que foi uma mulher que organizou ele está muito enganado, foi o Charles Fourier.
Depois do primeiro movimento a liberdade feminina ganhou mais força nos Estados Unidos é no Reino Unido.
as principais conquistas das mulheres:
- 1911-direito de cursar faculdade no Brasil
- 1918- direito ao voto na Inglaterra
- 1932-direito ao voto no brasil
- 1945-carta(das nações unidas) reconhece a igualdade
- 1960- início da liberação feminina
- 006-Criação da Lei Maria da Penha
- 2015-Lei do Feminicídio
O dia da mulher acontece no dia 8 de março, foi criado no dia 20 de fevereiro de 1909 por uma organização americana com o objetivo de concretizar os direitos femininos.