• Matéria: História
  • Autor: dacalil
  • Perguntado 7 anos atrás

na Inglaterra, a reforma não trouxe liberdade religiosa. em 1534, o parlamento, votou o ato de supremacia que dizia que os ingleses deveriam jurar se submeterem ao anglicanismo, caso contrário seriam perseguidos. faça uma pesquisa, e na sequência explique como surgiu o anglicanismo, os seus antecedentes e motivações, bem como a recepção pelo povo inglês.​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
245

O Anglicanismo surgiu em 1534, por meio de uma iniciativa do então rei da Inglaterra, Henrique VIII, de se afastar da Igreja Católica por razões políticas, econômicas e pessoais.

Henrique VIII, que governou a Inglaterra depois de um período bastante conturbado da sua história, com a guerra entre as casas de Tudor e Lancaster, estava casado com uma mulher estéril, e temendo não deixar filhos (o que causaria novas disputas políticas) decidiu divorciar-se.

Como a Igreja Católica não permitia o divórcio, decidiu expulsá-la do país e fundar uma "nova" Igreja (a Anglicana), que permitisse a prática e que fosse controlada pelo Rei, tendo sido esta igreja razoavelmente bem aceita pela população.


camillaholanda15: a mulher do Henrique VIII não era estéril, todas podiam ter filhos, porém, eram todas mulheres, no fim das contas ele matou as exs e as filhas, deixando só uma viva
athannyp: Obgd ajudou bastante
Perguntas similares