o calvinismo propagou se rapidamente pela europa, sobretudo nas regiões de maior efervescência mercantil. pesquisa o motivo desse acontecimento e o porque dos comerciantes adotarem essa nova fé.
Respostas
Há duas principais razões neste sentido: o calvinismo permitia a prática da usura (empréstimo de dinheiro a juros, o que era proibido pela Igreja Católica, mas era do interesse dos comerciantes) e o calvinismo interpretava a prosperidade material como sinal de favorecimento divino.
Deste modo, se a Igreja Católica via os bancos como entidades pecaminosas (e os comerciantes necessitavam dos serviços dos bancos para desenvolver as suas próprias atividades) e o acúmulo de riquezas como um pecado capital (a avareza), os calvinistas viam estas questões de modo oposto, e o modo como viam facilitava em muito a vida dos comerciantes.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17265305
Resposta:
Existem duas razões principais para isso: o calvinismo permite a usura (pedir dinheiro emprestado a juros, o que é proibido pela Igreja Católica, mas no interesse dos empresários) e o calvinismo interpreta a prosperidade material como um sinal do favor de Deus. Portanto, se a Igreja Católica considera os bancos como entidades culpadas (os comerciantes precisam dos serviços dos bancos para realizar suas próprias atividades) e o acúmulo de riqueza é um grande pecado (ganância), então os calvinistas veem essas questões de maneira semelhante.