A Abordagem Contingencial considera que não há uma forma universalmente aplicável a todos os problemas da administração. Como citado por Ferreira (2002 apud STRUTT; ALBUQUERQUE, 2017) trata-se de uma teoria onde não há nada absoluto nas organizações ou nos estudos administrativos. Como todas as teorias, esta também recebeu críticas.

​STRUTT, Aparecida M; ALBUQUERQUE, Ricardo Azenha L. Conceitos da Administração e Ética Empresarial. (Reimpressão revista e atualizada) Maringá-Pr: Unicesumar, 2017.

Sobre as críticas observadas, analise as proposições a seguir.

I – Em muitos estudos contingenciais, o desempenho não tem boa precisão em sua avaliação.
II – As organizações podem ser capazes de influenciar o ambiente por meio de pressão política da propaganda ou de políticas da qualidade, mas não podem exercer controle sobre todas as variáveis do ambiente.
III – A estrutura organizacional é determinada também por ‘fatores de poder’, como os controles externos, a necessidade de poder dos vários membros dirigentes, a cultura da organização e o poder das normas sociais.
IV – Deve haver uma mudança significativa nos fatores contingenciais prevalecentes para que a organização responda a mudança.

É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: matheustirol
3

Resposta:

Alternativa 5 I, II, III e IV estão corretas.

Explicação:

Pag. 90 e 91 do livro Conceitos da Administração e Ética Empresarial

Perguntas similares