Disponível em: . Acesso em: 03 fev. 2020.
De acordo com Beck (2011), após a segunda Guerra Mundial, dezenas de riscos emergiram, riscos que ultrapassam barreiras sociais e que podem gerar sérias consequências. Tratam-se de situações imprevisíveis e não calculáveis, geradas pelo industrialismo desenfreado. A energia nuclear, o uso de agrotóxicos, desastre de Chernobyl e a tragédia de Brumadinho são exemplos. A aliança entre ciência e indústria teria sido a responsável pela origem da chamada sociedade de risco. Seríamos nós os responsáveis, então, pelo nosso progresso e nosso declínio.
BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: Rumo a uma outra modernidade. 2. Ed. São Paulo: 34, 2011.
A partir dos textos, apresente duas propostas para conscientizar e ensinar a população acerca dos cuidados com os nossos maus hábitos oriundos da industrialização. Para tal, construa um texto expositivo com, no máximo, 15 linhas.
Orientações para a resolução da atividade:
- Utilize o formulário padrão disponível na pasta Material da Disciplina.
- Formatação: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; cor preta; sem negrito ou itálico; justificado.
- Caso faça citações, referencie segundo as normas da ABNT.
Respostas
A industrialização fez com que as pessoas aderissem a maus hábitos.
As pessoas passaram a consumir alimentos prontos, que são comprados em fast foods, cujo intuito é oferecer uma comida rápida ao consumidor.
A sociedade passou a comprar frutas enlatadas, alimentos embutidos, saladas embaladas, nada natural.
Essas atitudes não favorecem uma alimentação saudável, pois a maioria contém conservantes, o que prejudica a saúde.
Além disso é importante destacar a poluição sonora e visual que estão presentes nas metrópoles. A poluição traz prejuízos para a sociedade, devido a atitudes como jogar lixo nas ruas ou pela emissão de gases.
Abraços!
Resposta:
Consumo sustentável e Educação ambiental é importante para a população reduzir os impactos no planeta.
Explicação:
O consumo sustentável baseia-se na ideia de que o planeta não pode suportar os velhos padrões utilizados nas últimas décadas para a extração, produção, comercialização e descarte de bens.Este consumo precisa ser sustentável em todos os sentidos: desde a compra, uso e até o descarte. É importante questionar-se sobre o consumo pessoal sempre, como pode ser reduzido e melhorado em qualidade.
A Educação ambiental é uma estratégia para os desenvolvimentos de valores, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida.