• Matéria: Filosofia
  • Autor: victorgobo2008
  • Perguntado 7 anos atrás

Resumo sobre a diferenca da cidadania no brasil e na grecia antiga.

Respostas

respondido por: beatrizluz20031004
3

Resposta:A Cidadania abrange em todos os aspectos, os direitos e deveres do cidadão. Ser cidadão não é só participar da política, pagar os impostos corretamente, mas também, é oferecer o acento do ônibus a um idoso, é ajudar um deficiente visual a atravessar a rua, é não estacionar na vaga reservada aos cadeirantes. Ser cidadão é possuir tanto direitos como deveres, mas infelizmente nem todas as pessoas têm pleno direito à cidadania.

              Na Grécia Antiga, por exemplo, só eram considerados cidadãos aqueles que pertencessem ao sexo masculino e maiores de 18 anos, que nascessem em Atenas, e que fossem filhos de pai e mãe atenienses, caso não tivessem essas características eram marginalizados e considerados não-cidadãos. Era o caso das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros que eram totalmente excluídos da cidadania ateniense, uma vez que, não possuíam tais características. O que era muito errado, afinal, perante a lei somos todos iguais e temos os mesmos direitos.

              No Brasil atual, a situação é semelhante a da Grécia Antiga, pois a cidadania até hoje é reservada apenas a uma minoria da população, pois apesar da conquista dos direitos políticos, civis e sociais, ainda há muitas pessoas vivendo em extrema situação de miséria, elevados índices de desemprego, consideráveis taxas de analfabetismo e muita violência em todo o país.

               Diante disso, ainda há muito o que fazer para promover a igualdade de direitos e deveres entre todos os cidadãos do nosso país para assim caminharmos para uma sociedade próspera e isenta de problemas sociais.

Explicação:Bom, esse é um resumo digitalizado, mas você pode resumir com os principais pontos.


victorgobo2008: Obrigado
Perguntas similares