Desde o período em que o Brasil ainda era colônia de Portugal, a educação foi um grande desafio. Passamos por vários movimentos e imposições que culminaram com a publicação da primeira legislação para nortear ações neste segmento em 1961.Um dos grandes marcos que temos nesse longo caminho foi o Movimento pela Escola Nova, liderado por nomes ilustres como John Dewey e que teve continuidade no Brasil com o Manifesto dos Pioneiros. Com essa proposta, considerada inovadora para o período em questão, o estudante assume um importante papel na construção do conhecimento, deixando de ter uma postura passiva e sendo ativo em todo processo. Falar em vivências práticas, experimentações e problematização da realidade não foi tarefa simples para a época em que esse movimento aconteceu. Tínhamos uma trajetória educacional marcada pelo tradicionalismo e pela transmissão do conhecimento formal, restrito e dominado pelos professores. O Movimento pela Escola Nova foi uma transposição imensa nesse cenário cujos reflexos podem ser percebidos até os dias atuais nas diferentes concepções de escolas e propostas pedagógicas que são desenvolvidas. Disserte sobre o Movimento da Escola Nova e suas influências para a educação no Brasil.
Respostas
respondido por:
33
O Movimento da Escola Nova e suas influências para a educação no Brasil são grandes, visto que a criação deste movimento mostrou-se extremamente importante para eliminar o movimento tradicional de ensino, que considerava o educador como detentor do conhecimento.
A partir deste movimento, a escola passa a direcionar o foco ao aluno, tornando-o protagonista, o que repercutiu em melhores performances, com o desenvolvimento do potencial reflexivo, inovador e interpretativo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás