Na teoria, o domínio da escrita é o grande objetivo da escola, porém, na prática, muitas vezes, esse objetivo deixa a desejar. A escola é o local em que a criança deve construir seus conceitos de leitura e escrita, tornando-se capaz de ter autonomia e desempenho para escrever dentro dos pressupostos exigidos com finalidade social (SOUZA, 2019, p. 125). SOUZA, M. M. P. Metodologia da Alfabetização. Maringá: Unicesumar, 2019. Diante disto, avalie as alternativas a seguir, no que tange à postura do professor alfabetizador de forma que se relacionem com sua prática pedagógica:
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Resposta:
O restante da pergunta é:
Alternativas
Alternativa 1:
O professor alfabetizador deve trabalhar com leituras diversificadas em sua prática pedagógica.
Alternativa 2:
O professor deve mediar o conhecimento, porém deve ter o domínio de que as práticas de leitura e escrita ocorrem de forma espontânea.
Alternativa 3:
O professor deve proporcionar momentos de leituras para o aluno, pois ler é sinônimo de decifrar, ou seja, ler é o ato de decifrar códigos e símbolos linguísticos.
Alternativa 4:
O professor deve criar um ambiente alfabetizador, visto que será somente na escola em que o aluno terá o contato com a leitura e escrita dos códigos linguísticos.
Alternativa 5:
O professor deve ter consciência e priorizar em sua prática pedagógica o afastamento do aluno das demais pessoas letradas, pois elas não contribuem para a consolidação do processo de alfabetização.
Explicação:
resposta correta: alternativa 1
A 2 diz que as práticas de leitura e escrita ocorrem de forma espontânea, e nós sabemos que não ocorre de forma espontânea;
A 3 diz que ler é sinônimo de decifrar, não é bem isso, não é mesmo, a palavra seria decodificar.
A 4 não é somente na escola que os aluno tem contato com leitura e escrita;
A 5 o afastamento das pessoas letradas foi demais, nem preciso comentar.