A Pearson Hardman é a maior empresa fabricante de embalagens de vidro no mundo, com 79 fábricas espalhadas em 23 países, mais de 27.000 empregados globalmente e um catálogo com mais de 10.000 produtos disponíveis. Tem, em sua história, uma série de fusões e aquisições no mundo todo, que permitiram à empresa a consolidação na liderança do setor. Como é comum nas empresas com atuação em grande dispersão geográfica e tendo se formado a partir de um alto número de empresas locais que foram sendo incorporadas ao negócio global, a gestão da Pearson Hardman começou a perceber que suas subsidiárias trabalhavam de formas muito distintas e independentes entre si. Essa situação acabou impactando negativamente o valor das ações da companhia na bolsa de valores, sinalizando um potencial risco na reputação da empresa. Percebendo esse movimento do mercado e impacto nos seus negócios, a Pearson Hardman tomou a decisão de rever a forma como estava atuando globalmente. Iniciava-se, dessa forma, um grande processo de revisão global da atuação da organização. A comunicação interna passou, assim, a ser responsável por auxiliar na mudança. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2018 (adaptado). A partir das informações apresentadas e a respeito dos objetivos da comunicação interna nas empresas, avalie as afirmações a seguir: I. A comunicação interna tem como objetivo ofertar uma maior clareza aos objetivos e metas da empresa. II. A comunicação interna tem como objetivo desenvolver a troca de informações entre dois ou mais funcionários. III. A comunicação interna tem como objetivo a realização de campanhas, anúncios, estratégias e ações de marketing. IV. A comunicação interna tem como objetivo a motivação e integração do corpo funcional na cadeia de mudanças institucionais. É correto apenas o que se afirma em:
Respostas
As assertivas I e IV estão corretas.
I. A comunicação interna tem como objetivo ofertar uma maior clareza aos objetivos e metas da empresa.
CERTO. A comunicação interna é fundamental para a deliberação do que deve ser feito em cada departamento e exposição de fatos importantes que ocorrem dentro da Pearson e Hardman (escritório de advocacia).
IV. A comunicação interna tem como objetivo a motivação e integração do corpo funcional na cadeia de mudanças institucionais.
CERTO. Na prática, a política de comunicação interna evita que a comunicação chegue incompleta ou com ruídos para os reais interessados (em cada um dos departamentos da referida empresa). Desse modo, os colaboradores passam a se sentir valorizados e pertencentes à Pearson e Hardman.
Cuide-se bem!