alguns aplicativos disponíveis na internet podem nos ajudar a programar uma viagem de forma mais previsível. Um desses aplicativos é o Google maps, que nos revela com relativa precisão, a distância a ser percorrida em uma viagem e o tempo previsto para que ela seja completada. Essas grandezas físicas quando devidamente relacionadas, podem nos informar a velocidade média prevista na viagem.
Uma viagem de Goiânia a Águas lindas de Goiás passando pela BRs 153 e 060 está evidenciada no mapa a seguir com a respectiva precisão de duração.
A velocidade escalar média, em quilômetros por hora, que deve ser desenvolvida por um veículo para que ele cumpra o percurso no tempo previsto do aplicativo, e mais próxima de
Respostas
Resposta:
A resposta é a velocidade aproximada é de 70km/h
Explicação:
Bem, vamos lá, vamos começar do básico
Vm=Δs/Δt
Sendo Vm= a velocidade média do carro feita nesse trajeto, ou seja, quantos Kilômetros por hora o carro faz, ou se preferir, quantos KM/h o carro percorre.
Sendo Δt= o tempo total que ele gastou no trajeto, podemos então afirmar que "Δt" é o tempo total, sendo então neste caso Δt= 2 horas e 50 minutos, ou se preferir 2h 50min.
Sendo Δs= deslocamento ou trajetória total, assim então podemos afirmar que "Δs" é a trajetória total, sendo então Δs= 250Km
Com tudo isso explicado, podemos seguir a frente com a nossa resolução, se ainda não entendeu muito bem, recomendo assistir estes vídeos sobre os fundamentos básicos da cinemática (https://www.youtube.com/watch?v=vAgN3U36obA&list=RDCMUC_e7B1w8T-4ZD-QtIVAO9pg&start_radio=1&t=414).
Porém ainda não podemos simplesmente dividir o deslocamento pelo tempo, pois o tempo está representado em horas e minutos e não somente em horas, para dividir e chegar ao resultado da Velocidade Média, precisamos converter 2h e 50min em somente horas, vamos então:
Inicialmente dividimos 50 por 60 para efetuar nossa conversão, pois como estaremos convertendo para uma unidade maior, é necessário dividir.
Então:, dividindo 50 por 60 encontramos a dízima periódica composta 0,8333.... Então somamos , somando os minutos convertidos em horas com as outras 2 horas, obtemos 2,8333....
Para conseguirmos representar essa dízima em uma fração teremos que converte-la em uma através de operações matemáticas, porém é simples, observe: (curiosidade: representamos em fração, pois é o único jeito de conseguirmos dividir e multiplica-las, em sua forma de fração)
Se não entendeu este processo, recomendo dar uma olhada nesse vídeo de frações geratriz (https://youtu.be/ULqZ_J1Djbs).
Então, achamos a hora, agora é simples, basta dividir o deslocamento(Δs) pelo tempo(Δt), da seguinte forma:
Sendo então o resultado final Vm≅71,64 se arredondarmos ainda conseguimos 72 Como Vm. Porém como na questão se pediu a Velocidade Média mais aproximada em que chegamos na conclusão de que a resposta é a letra b)70Km/h, pois 72 está a uma velocidade mais próxima de 70 do que 80.
ENTÃO A VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA, QUE DEVE SER DESENVOLVIDA POR UM VEÍCULO PARA QUE ELE CUMPRA O PERCURSO NO TEMPO PREVISTO PELO APLICATIVO, É MAIS PRÓXIMA DE 70KM/H
A velocidade média que deve ser desenvolvida pelo veiculo deve ser próxima de 71,65 km/h.
Velocidade escalar média
A velocidade escalar média é uma grandeza física que pode ser encontrada através da razão entre a distância a ser percorrida pelo tempo a ser gasto. A fórmula para calcular velocidade média é:
vm = D/t, onde:
- vm = velocidade média;
- D = distância percorrida;
- t = tempo gasto
Para encontrarmos a velocidade média do móvel, temos que transformar o tempo a ser gasto para apenas horas. Temos:
t = 2h + 50h/60
t = 2h + 0,83h
t = 2,8333...h
Agora substituímos na fórmula e calculamos. Temos:
vm = 203km/2,8333h
vm = 71,65km/h
Aprenda mais sobre velocidade média aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/38400707