Pergunta 4 (0.2 pontos)
Salvo
Leia o texto a seguir sobre o estabelecimento da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência:
"[...] em 13 de dezembro de 2006, a Assembleia Geral da ONU adotou resolução que estabeleceu a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência [...] A mensagem principal da Convenção é a de que pessoas com deficiência têm direito ao total espectro dos direitos humanos e liberdades fundamentais sem discriminação".
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL (ONUBR). ONU lembra 10 anos de convenção dos direitos das pessoas com deficiência, 16 maio 2016. Disponível em: . Acesso em: 21/11/2017.
A partir da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a deficiência passa a ser vislumbrada, na legislação e nas políticas públicas locais e nacionais, como o resultado da interação entre as pessoas e seu meio ambiente e não como algo que a pessoa leva consigo.
Que terminologia foi retirada da legislação brasileira em virtude dessa nova perspectiva e definição de deficiência trazida pela Convenção?
Opções de pergunta 4:
a) Pessoa com transtorno do espectro autista.
b) Autonomia individual e independência.
c) Pessoa portadora de deficiência.
d) Desenho universal.
e) Pessoa cadeirante.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa C) Pessoa portadora de deficiência.
Com o novo conceito de deficiência em relação a forma como o individuo pode reagir ao meio ambiente, o conceito de "portador" de deficiência se altera e passa a ser "deficiente em relação ao ambiente".
Essa mudança realmente faz mais sentido, um cadeirante consegue se movimentar perfeitamente em um ambiente adaptado para ele, ambiente no qual algumas pessoas andantes podem escorregar com mais facilidade.
A busca pela inclusão e pela diminuição da distância entre os deficientes e os não deficientes é uma luta antiga dos deficientes.
Espero ter ajudado!
respondido por:
0
Resposta:
(C) PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás