Para avançarmos nos estudos da Sociologia da Educação é preciso embasamento teórico, é imprescindível reportar-se aos clássicos da filosofia e da sociologia identificando como eles contribuem para pensarmos a instituição escola. Dentre os autores, o sociólogo Emile Durkheim é um dos grandes nomes. Sua teoria funcionalista ajuda a compreender a educação e suas relações. Nesse sentido, julgue os excertos que seguem: I. De acordo com a perspectiva funcionalista, cada instituição é responsável por uma função específica, inclusive a escola. Tão logo, o mau funcionamento das instituições pode levar a desordem social. II. Para Durkheim a explicação da sociedade é feita pelo fato social, ou seja, maneiras de pensar, agir e sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos submetendo-as as regras da sociedade. III. Embora o fato social seja motor da organização social, a sua análise não permite compreender as funções e as características das instituições e como elas se relacionam.
Respostas
respondido por:
0
Apenas I e II estão corretas.
Durkheim partiu do pressuposto básico que a sociedade de organizava a partir de um mecanismo bem estruturado, onde todos são iguais dentro das diferenças, pertencendo a um mesmo ambiente, característica da solidariedade orgânica, refletida também pelo autor.
Ele apresenta três características sendo:
- A coercitividade;
- A Exterioridade;
- A Generalidade.
A coercitividade tende a coagir o indivíduo de forma direta, enquanto a exterioridade, utiliza de padrões culturais para coagir a mente do mesmo, e por fim, a generalidade do ato de coletividade, ou seja, os fatos sociais pertencem a todos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás