• Matéria: Matemática
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

RESUMO E RESENHA DO FILME

AS EVENTURAS DE PI
Prfv e para eu levar amanhã respondão hj prfv e com urgencia...

Respostas

respondido por: MiguelRocha4824
6

Resposta:

O filme As aventuras de Pi (no original Life of Pi) foi lançado em 2012 baseado no livro homônimo publicado em 2001, de autoria do espanhol Yann Martel.

O longa metragem foi um enorme sucesso de público e crítica e recebeu onze indicações ao Óscar. No final da noite, a produção levou quatro estatuetas para casa: melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor fotografia e melhores efeitos visuais.

Conheça abaixo um pouco mais sobre a história do jovem náufrago e seu tigre que fascinou a audiência.

Significado do filme As Aventuras de Pi

O filme As Aventuras de Pi conta a história de sobrevivência de um jovem náufrago que compartilha um bote salva-vidas com um tigre de bengala.

O filme aborda temas como a fé e tem como personagem principal o jovem Pi, que procura respostas através da religião para aprender a lidar com as adversidades da vida.

Grande parte do filme aborda a interação entre os dois protagonistas - Pi e o tigre de bengala - depois do naufrágio do navio onde se encontravam. Toda a narrativa é contada por um Pi Patel mais velho, que está revelando a sua história para um escritor que tem interesse em escrever um livro sobre a vida e as aventuras de Pi.

Resumo do filme As Aventuras de Pi

Pi Patel é um jovem indiano, cujo pai é dono de um jardim zoológico na Índia. Com o objetivo de dar uma vida melhor para a sua família, o seu pai decide vender os animais na América do Norte e se mudar para o Canadá. Durante a longa viagem, uma tempestade causa o naufrágio do navio que transportava Pi, a sua família, os animais e o resto da tripulação.

O jovem Pi é a única pessoa que sobrevive e encontra um bote salva-vidas, que compartilha com uma zebra ferida e um orangotango. Uma hiena que se encontra no mar entra no bote, matando a zebra e o orangotango. Dentro do bote estava também Richard Parker, um tigre de bengala, que mata e come a hiena. Desta forma, restam apenas dois ocupantes no bote: o jovem Pi Patel e Richard Parker.

Depois de muitas aventuras e de muito tempo à deriva, o jovem Pi é resgatado em uma ilha, onde ocorre a separação entre Pi e o tigre.

Posteriormente dois funcionários da agência de seguros pedem que o jovem conte o que aconteceu para apurar os fatos. Nesta conversa, Pi Patel revela o que aconteceu verdadeiramente e que está revelado na interpretação do filme em seguida (atenção, contém spoilers).

Interpretação do filme As Aventuras de Pi

Neste filme, são contadas duas versões da mesma história, uma com metáforas e uma versão original de como tudo aconteceu.

No final do filme, é revelado que a versão da história com os animais é uma modificação criada pelo Pi da versão original. Nesta versão, os animais representam pessoas que sobreviveram ao naufrágio juntamente com o Pi Patel. O orangotango era a mãe do Pi, a zebra era um marinheiro, a hiena era o cozinheiro e o tigre representava o próprio Pi. Ou seja, algo horrível aconteceu no bote salva-vidas: o cozinheiro matou o marinheiro e a mãe de Pi, sendo depois morto por ele.

O jovem indiano criou uma história diferente para disfarçar a brutalidade da realidade, de tal forma que essa passou a ser considerada pela mídia como a versão verdadeira.

O adulto Pi Patel pergunta ao escritor qual das versões ele gosta mais, e ele responde que gosta mais da segunda. Aprendemos assim que nós escolhemos naquilo que vamos acreditar e isso tem uma influência em como vamos viver as nossas vidas.

A origem do filme

O longa metragem As aventuras de Pi foi baseado em um livro lançado em 2001 pelo escritor Yann Martel.

A publicação, intitulado Life of Pi, de Yann Martel, foi rejeitada por diversas editoras até conseguir ser lançada. Só na Inglaterra, cinco das maiores editoras - inclusive a gigante Penguin - disseram "não" à publicação.

Quem aceitou o projeto foi um pequeno editor de Edimburgo. Já no ano a seguir, Life of Pi, de Yann Martel, recebeu o importante prêmio Man Booker.

Onze anos mais tarde, em 2012, o escritor David Magee adaptou o romance para o cinema. O longa metragem foi um sucesso de público e crítica tendo sido indicado para 11 categorias do Óscar.

Perguntas similares