• Matéria: Física
  • Autor: Albixli2580
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no mês de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcançou a mínima de 3,5°C na estação meteorológica da Serra da Cantareira, na cidade de São Paulo. Além disso, de acordo com o Instituto, também ocorreram precipitações acima da média, com mais de 200 mm no total daquele mês. Associando a representação esquemática aos eventos descritos, analise as seguintes afirmações: I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitações. II. Instabilidades atmosféricas podem ser geradas em razão de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal. III. O encontro de massas de ar estabiliza as condições atmosféricas com o avanço e dissipação da massa de ar tropical. É correto apenas o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

#FUVEST

Anexos:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
84

As afirmativas corretas são I e II. Letra C.

A queda térmica e os totais elevados de precipitação apresentam relação com o avanço de um forte sistema frontal que tem como característica o avanço de uma massa polar fria sobre o ar quente, localizado na zona tropical.

Devido ao avanço do sistema, o ar quente se desloca para os níveis mais altos da atmosfera devido a uma maior densidade de ar frio. Além disso, a subida rápida do ar quente resulta nas condições precisas para uma forte condensação da umidade.

Bons estudos!

respondido por: bryanavs
2

É correto afirmar apenas nas afirmativas I e II - letra c).

Vamos aos dados/resoluções:  

A capacidade térmica é a determinação da quantidade de calor que é necessária para elevar em 1ºC a temperatura de um corpo específico, então dessa forma temos que a queda térmica e os totais elevados de precipitação acabam projetando junto do avanço de um forte sistema frontal.

E sua principal característica é avançar através de uma massa polar gelada sobre o ar quente (geralmente, em zonais tropicais) e dessa forma, o ar quente acaba sendo transferido para os níveis mais altos de sua atmosfera (em decorrência da densidade do ar frio).

PS: A rápida subida do ar quente acaba gerando condições perfeitas para uma condensação da umidade violenta.

Para saber mais sobre o assunto:  

https://brainly.com.br/tarefa/2512878

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Anexos:
Perguntas similares