A minissérie de TV com cartaz ao lado é uma ficção que remete à história de um dos piores desastres nucleares que ocorreram no século XX: a explosão na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia sob domínio soviético, em 26 de abril de 1986. Em razão de problemas operacionais e de projeto, um dos reatores da usina lançou uma nuvem na atmosfera, atingindo outras partes da então União Soviética e regiões da Europa Ocidental. Apesar de relevante, Chernobyl corria o risco de desaparecer na névoa do passado da Guerra Fria, ao mesmo tempo em que novas gerações cresciam com seus próprios traumas. Para os ucranianos, é conflito sempre presente com a Rússia. a) Aponte a causa dos impactos na saúde humana sugerida no cartaz. b) Cite e explique um aspecto positivo do uso da energia nuclear. c) Qual a relação entre o desenvolvimento da tecnologia nuclear e o contexto da Guerra Fria?
#FUVEST
Respostas
A - A saúde humana é impactada pela exposição à partículas radioativas, que são carregadas de energia muito intensa que, em contato com as nossas células, rompem rapidamente as suas paredes, de modo que é como se "queimássemos" por dentro.
B - As usinas nucleares são formas limpas (não tem emissão direta de gases poluentes, e as emissões relacionadas aos processos secundários para o estabelecimento de usinas é pequena) de produzir energia elétrica, sendo um exemplo de um aspecto positivo.
C - A tecnologia nuclear, em especial as armas atômicas, eram formas de garantir maior produtividade e a segurança nacional contra o grande rival estratégico (União Soviética ou Estados Unidos, a depender do país) no período.
Resposta:
a) A exposição à radioatividade causa impactos agudos e crônicos que podem levar à morte. Entre os agudos podem ocorrer queimaduras e hemorragias e entre os crônicos cânceres, problemas na tireoide e esterilidade.
b) Um dos aspectos positivos é que a energia nuclear não emite poluentes atmosféricos. Outro fator é que ela não está sujeita às variações das condições meteorológicas como precipitações ou vento, por exemplo, para gerar energia.
c) Durante a Guerra Fria (1945-1991) as disputas entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética resultaram em uma corrida armamentista e o domínio da energia nuclear se tornou estratégico. Esse processo favoreceu o desenvolvimento da tecnologia nuclear na geração de energia e na medicina.
HABILIDADES
Habilidade avaliada:
Compreender as características e as relações de poder entre os países durante a Ordem Mundial da Guerra Fria.
(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
Explicação:
gabarito do Plurall