• Matéria: Sociologia
  • Autor: camilalaura4979
  • Perguntado 7 anos atrás

A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) é uma área de 46.450 km2 criada em 1984 que comporta diversos tipos de jazidas minerais, onde a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detém exclusividade na condução de trabalhos de pesquisa geológica, determinando a viabilidade quanto às atividades de extração. Há séculos, essa área é ocupada por povos originários que tiveram em suas terras a prospecção mineral. A demarcação das terras indígenas nessa área teve início somente a partir da década de 1990. a) Cite uma aplicação econômica de um dos minérios que podem ser encontrados na região. b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos sociais passíveis de ocorrência na região. c) Cite e explique dois tipos de impactos ambientais decorrentes da exploração minerária.

#FUVEST

Anexos:

Respostas

respondido por: bryanavs
87

Para a) Condutor de Eletricidade ; Para b) Conflito entre indígenas e extrativista e Conflito entre pesquisadores ou Ambientalistas e Extrativistas; Para c) A extração mineral pode destruir a margem do Rio, Contribuindo com a poluição e a aplicação de mercúrio, utilizado na separação dos minerais, poluindo o rio e seus adjacentes.

Vamos aos dados/resoluções:  

É sabido que a RENCA é uma reserva mineral de Cobre e seus Associados, dia 24 de fevereiro, no fim da ditadura militar e a ideia era baseada em explorar todo o potencial dos recursos minerais da região.

E apesar de estar localizada no limite dos Estados do Pará e do Amapá, em plena Floresta Amazônica, não havia nenhum tipo de preocupação do governo da época em preservar a Amazônia, apenas monopolizar os seus recursos abundantes.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

respondido por: Rhavila
3

Resposta:

a) Na RENCA (Reserva Nacional do Cobre a Associados) ocorrem importantes recursos minerais como manganês, ouro, titânio e cobre. O cobre, por exemplo, é muito importante para a produção e materiais condutores de eletricidade como cabos e fios. Também é importante na elaboração de ligas metálicas.

b) A RENCA foi criada no final da ditadura militar para que o Brasil tivesse uma reserva relevante de recursos minerais para seu desenvolvimento futuro. Posteriormente, com a democratização, grande parte da área foi transformada em Terras Indígenas e Unidades de Conservação Ambiental para salvaguardar a sociobiodiversidade da região. Com o tempo, várias áreas foram invadidas ilegalmente por garimpeiros para a exploração de ouro levando a rivalidades com povos indígenas. A exploração mineral nas Unidades de Conservação é ilegal conforme a legislação ambiental vigente.

c) A exploração mineral predatória pode causar graves problemas ambientais, o garimpo de ouro nos rios da bacia do Jari provoca contaminação hídrica e do ecossistema fluvial por mercúrio. A mineração também causa desmatamento da floresta amazônica. Os outros impactos ambientais são: degradação do solo, poluição dos rios por resíduos de mineração e poluição do ar por material particulado.

Explicação:

espero ter ajudado.

Perguntas similares