a) Explique a relação entre Moçambique e Portugal na década de 1960. b) Quais as relações da propaganda luso‐tropicalista portuguesa com a imagem da democracia racial no Brasil? c) As conquistas do Benfica e o desempenho da seleção portuguesa no Mundial de 1966 fortaleceram a propaganda oficial do governo português? Justifique.
#FUVEST
Anexos:
Respostas
respondido por:
6
A - Na década de 1960, Moçambique era ainda colônia portuguesa, mas no período os nacionalismos africanos cresciam e os países europeus perdiam o controle de suas colônias uma após a outra, de modo que o controle colonial estava ameaçado (e a guerra pela independência, desde 1964, já acontecia)
B - A ideia era transmitir em Moçambique a ideia de que poderia haver integração racial entre os nativos (moçambicanos) e os colonizadores (portugueses), tal como havia acontecido no Brasil, como forma de evitar a futura revolta pela independência.
C - A vitória do Benfica e da seleção não serviram em nada para modificar a situação, a guerra continuou e alguns poucos anos depois (1974) o país se tornou independente.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás