• Matéria: Saúde
  • Autor: brunasantana276bs
  • Perguntado 7 anos atrás

Você foi convidado a assumir a gestão do Centro Cirúrgico (CC) do hospital onde trabalha. O Diretor Clínico do hospital lhe fez algumas recomendações tais como: a qualidade dos processos e serviços e destacou que o indicador do CC que mais o preocupava era a taxa de ocupação, que não chegava a 40%, ressaltando que quanto mais horas de ociosidade no Centro Cirúrgico, maior será o custo fixo, impactando diretamente no resultado do setor e o custo do procedimento. A otimização do uso dos CC é um dos assuntos mais discutidos, visto que o índice de ocupação das salas cirúrgicas no Brasil é considerado muito inferior se comparado ao dos hospitais de países desenvolvidos, que ultrapassa 80%. Neste contexto, reflita sobre o papel do enfermeiro na gestão dos sistemas e serviços, discuta com seus colegas quais as possíveis causas para baixa taxa de ocupação e que ações devem ser realizadas para aumentar a taxa de ocupação?

Respostas

respondido por: brendaisis
1

O papel do enfermeiro na gestão dos sistemas e serviços relaciona-se com o planejamento e avaliação das atividades que são desenvolvidas no interior do âmbito de saúde. Isso porque o enfermeiro deve identificar as fragilidades e potencialidades de técnicas empregadas num determinado setor, bem como pode contribuir com novos mecanismos inovadores que tornem mais eficiente a gestão no sistema de saúde.

A baixa taxa de ocupação no centro cirúrgico relaciona-se com ineficiências na gestão e organização do sistema de saúde, fazendo com que a disponibilidade dos serviços do sistema de saúde seja insuficiente.

Perguntas similares