• Matéria: Saúde
  • Autor: marciaeleni51
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTAO 4 DE 5 ATIVIDADE DE MULTIPLA ESCOLHA
A sub-notificação de doenças transmissíveis influencia no diagnóstico e tratamento precoce, prejudicando o controle dos agravos e a saúde
da população. A atenção do Técnico de Enfermagem quanto ao meio ambiente e ao cliente é fundamental, pois permite relacionar os
respectivos quadros sintomáticos, tratamentos e métodos profiláticos nos diferentes agravos, como

Respostas

respondido por: gigi13349
8

Resposta:

1. Administradora, doutora em medicina tropical e saúde pública. Professora do Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis GO.

2. Psicóloga, doutora em psicologia. Professora aposentada da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia MG.

3. Psicólogo, doutor em psicologia social. Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia MG.

4. Biólogo, doutor em ciências naturais. Professor e diretor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Goiânia GO

5. Biomédica, doutora em parasitologia. Professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Goiânia GO.

6. Advogada. Mestranda em direitos humanos na Universidade Federal de Goiás, Goiânia GO.

7. Matemático e pedagogo, doutor em educação. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia GO.

8. Administrador e contador, mestre em saúde coletiva. Coordenador de Sistemas de Informação em Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Goiânia GO.

9. Enfermeira, especialista em saúde pública. Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Goiânia GO.

RESUMO

Objetivo: Identificar fatores que contribuem para a subnotificação de doenças e agravos de notificação compulsória no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), na percepção dos profissionais de saúde. Métodos: Estudo conduzido com base na Técnica dos Incidentes Críticos para a coleta dos dados e na análise de conteúdo, em uma amostra estratificada de trabalhadores e gestores das unidades de vigilância em saúde responsáveis pelas notificações de doenças e agravos de notificação compulsória. Resultados: Os casos relatados associaram-se a 33 doenças e agravos de notificação compulsória e os principais comportamentos resultantes foram a não notificação ou a notificação tardia no Sinan. A conduta do médico ou enfermeiro, as dificuldades no processo de notificação e os problemas relacionados ao paciente e/ou familiares foram os principais fatores associados à subnotificação. Conclusão: A subnotificação é uma realidade vivenciada nas unidades de atendimento ao paciente e esconde a real situação de saúde da população.

Palavras-chave: vigilância epidemiológica, sistemas de informação em saúde, notificação compulsória, notificação de doen

Perguntas similares