Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida da criança, suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e por objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. A criança é agora capaz de modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual. Baseando-se nas colocações de Vygotski podemos afirmar que: O brincar é, portanto, uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois, por meio das brincadeiras, elas podem ampliar algumas competências importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Diante dessa temática avalie as asserções apresentadas abaixo:
Respostas
As alternativas são:
I) Modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual.
II)Desenvolver um importante processo psicológico para a criança - o processo de realização efetiva.
III)Deixar de modificar o seu campo perceptual.
IV)Adentrar o mundo adulto sem correr o risco de imaginar e criar situações novas.
Agora podemos.
II e IV estão corretas.
É importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano.
Além de criar experiências coletivas com os demais alunos em sala, possa desenvolver habilidades para a realização da atividade.
Por isso, em sala de aula, o caráter lúdico dialoga com o prazer no ato de aprender sobre determinado assunto.