A escola brasileira se modificou muito nas últimas décadas devido a vários elementos, entre eles as misturas sociais. Hoje em dia, podemos notar que nas escolas, encontramos o filho ou a filha do operário, a classe média e o burguês. Isso pode até nos dar a ilusão de que todo mundo tem as mesmas chances e as mesmas oportunidades educacionais. No entanto, o que podemos verificar é que isso não é verdadeiramente real, e se deve, sobretudo, a mecanismos ideológicos que são produzidos no interior da escola, cujo objetivo é eternizar as desigualdades e as diferenças de classes existentes na sociedade. Um desses mecanismos é aquilo que chamamos de:
Respostas
Desigualdade educacional.
As desigualdades no espaço escolar seguem o modelo do capitalismo, que possui uma grande lacuna a ser preenchida em relação a promoção de políticas de manutenção para os espaços segregados.
Para Bourdieu , a divisão das classes está diretamente relacionada a forma como a sociedade organiza os processos de educação.
A parcela segregada e menos favorecida, carecerá obviamente de atenção e melhorias no seus setores de base, enquanto a parcela financeiramente rica, não precisa dessa manutenção pois ela cresce exponencialmente, e, a educação é ofertada de forma mais consistente.
Resposta:
Alternativa correta: CURRÍCULO OCULTO
Explicação:
Currículo e cultura. A escola brasileira se modificou muito nas últimas décadas devido a vários elementos, entre eles as misturas sociais. Hoje em dia podemos notar que nas escolas encontramos o filho ou a filha do operário, a classe média e o burguês. Isso pode até nos dar a ilusão de que todo mundo tem as mesmas chances e as mesmas oportunidades educacionais. No entanto, o que podemos verificar é que isso não é verdadeiramente real, e se deve, sobretudo, a mecanismos ideológicos que são produzidos no interior da escola, cujo objetivo é eternizar as desigualdades e as diferenças de classes existentes na sociedade. Um desses mecanismos é aquilo que chamamos de Currículo Oculto. Página 24 e 25.