Respostas
A segurança no atendimento de saúde é, na atualidade, mais que uma palavra de ordem. Trata-se de um conceito revolucionário que sublinha os diversos tipos de fragilidadesnas organizações de saúde, e descobre maneiras de torná-las mais seguras para todos. É, por princípio, uma atividade essencialmente colaborativa e multidisciplinar. Precisa delíderes em todas as áreas e de colaboradores que ajam, indistintamente, como agentes capazes de elevar a confiabilidade dos serviços prestados.
A complexa interação entre múltiplos serviços e profissionais de diferentes formações e visões compõe um ambiente propício para inúmeras “armadilhas” facilitadoras deincidentes assistenciais indesejáveis. Consequentemente, as organizações de saúde cada vez mais necessitarão de profissionais qualificados que simplifiquem e melhorem processos, identifiquem gargalos e empreendam medidas que interceptem eventos catastróficos.
As organizações que possuem um ambiente justo e confiável tornam os seus membros mais sábios. Esse tipo de sabedoria prática cresce sucessivamente com a experiência eos tornam mais hábeis no reconhecimento precoce de algo que está defeituoso ou que a qualquer momento poderá tornar-se uma grande ameaça assistencial e/ou institucional. É, portanto, a força da capacidade ininterrupta de aprender que impulsiona as organizações para frente e fortalece o compromisso de respeito e dignidade com os seus clientes/pacientes.