A palavra ‘positivismo’ foi cunhada por Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente, a necessidade de que todo juízo sobre um estado de coisas ou pronunciamento sobre o mundo seja confirmado pela experiência (daí o termo ‘positivo’, e por derivação a palavra ‘positivismo’, que designa a corrente de pensamento que assim caracteriza a atividade do espírito que se quer e se propõe científica, e não simplesmente teológica, metafísica ou ideológica)
Respostas
A questão está incompleta, segue abaixo o complemento:
A Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma explicação metafísica da sociedade.
B Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma ciência para estudar a sociedade.
C Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um método fenomenológico para a compreensão da sociedade.
D Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de uma discussão biológica sobre a transitoriedade social.
E Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade de um fundamento ideológico para o entendimento do fato social.
A alternativa correta é a B.
Auguste Comte é um dos fundadores da sociologia, sendo um dos primeiros a enxergar a sociedade enquanto um objeto científico, no que se denominou positivismo. Ele tratava da física social, não da metafísica, não defendendo uma visão fenomenológica.
Portanto, para ele a ciência não era ideológica, portanto a sociedade teria que ser, também, analisada de um ponto de vista neutro para compreensão de seus fenômenos.