1. Você vai ler um texto produzido para um curso on-line sobre Fake News, retirado do site Vaza, Falsiane!. Dê uma olhada geral, observando o título e os subtítulos, as imagens e suas legendas e os boxes. Em seguida, compartilhe com os(as) colegas:
a) Pelo título, o que você acredita que o jornalista vai abordar no texto?
b) Você já ouviu falar em pós-verdade, ou leu algo sobre o assunto?
c) Você acredita que o texto poderá ajudar a responder a alguma das questões que abrem o capítulo? Por quê?
2. Faça a leitura do texto e anote em seu caderno o que achar importante compartilhar com o restante da classe, seja porque é uma informação nova, seja porque você tem uma opinião sobre o assunto ou fato abordado.
(TEXTO)
Genealogia da desinformação
A histeria com as Fake News parece recente, mas é bem antiga a história de mentiras publicadas como se fossem verdade. Dos imperadores romanos ao bebe diabo brasileiro, passando pelos jornais que noticiaram a existência de vida na Lua ou pelo pro grama de rádio que contava a invasão marciana da Terra, a desinformação não pode ser vista como uma novidade. A criatividade e a falta de compromisso com a informação do público parecem não ter mudado tanto com o tempo. O que muda é a velocidade de propagação e o tamanho do público que tem acesso a esses boatos - além dos danos que eles causam. A seguir, dez momentos que ajudam a perceber o quanto é antiga a preocupação com informações questionáveis em meios de comunicação.
Respostas
a) Pelo título, é possível perceber que será falado algo sobre a desinformação das pessoas , e no que isso pode chegar.
b)O pós verdade nada mais é do que ao faze ruma argumentação as crenças e opiniões próprias tem mais apelo e mais valor do que a própria argumentação.
c) Sim, o texto é muito importante e interessante pois conseguimos ver o quão necessário é buscar informações pertinentes e verdadeiras para podermos ter argumentos e propriedade sobre o que estamos falando.
2. É bem importante que consigamos entender que as fake news sempre estiveram por aí, e sempre vão estar, os meios e modos de propagação vão ficando cada vez mais rápidos e a notícia acaba atingindo mais pessoas em um menor espaço de tempo, por isso, devemos ter muito cuidado com o que compartilhamos.
Resposta:
Explicação:
1.a. Perecebemos pelo titulo que o texto abordará algo sobre a desinformação e suas consequências.
1.b. A pós - verdade defini-se como uma opinião mais relevante. com mais argumentos do que a própria informação/noticia.
1.c. Sim. O texto é extremamente necessário, com ele compreendemos a necessidade de buscar a veracidade da informação apresentada.
2.O texto aborda a história da fake news. Nos apresenta o fato de que sempre existiram. O que alterou foi a quatidade e velocidade com que são distribuidas, e também, atingido um público maior.
Espero ter ajudado!