Gostaria de saber qual nota você(s) da nessa redação receberia?
obs.: deixe todos os erros encontrados que possa me ajudar a identificar e evoluir nessa questão de redação, obrigado.
Redação:
Destruição a um Click
Criada em 1969, nos Estados Unido à internet foi criada com objetivo de interligar laboratórios, intensificar pesquisas e modificar o modo de busca e distribuição de informações, e por consequência colaborando nas pesquisas e trazendo resultados para o avanço da sociedade em diversas áreas.
Passando-se o tempo os computadores deixaram de ocupar grandes salas e facilitando que qualquer pessoa tenha o seu computador pessoal, nos dias atuais à internet além de uma ótima ferramenta de informação também se tornou um meio de entretenimento, exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, que conecta pessoas de toda parte do mundo a um click.
Mas, assim como existem os bens intencionados também existem os maus intencionados que se aproveitam do anonimato que à internet proporciona para cometer crimes, poderia citar diversos casos, todavia, resolvi escolher um caso que mexeu com o Brasil. Aconteceu em, Guarujá, SP. Uma mulher foi espancada e morta cruelmente por dezenas de moradores sobre a acusação de sequestrar e matar crianças, motivo dessa acusação? uma postagem em uma rede social sem fundamento algum, mas como toda “arma” alguém precisa puxar o “gatilho”. Nesse caso o gatilho não seria de uma arma, esse gatilho seria apenas um click no botão “compartilhar”.
Portanto esse tipo de conduta criminosa só tem efeito porque pessoas desinformadas e julgadores sem fundamento compartilham conteúdos sem checar sua veracidade, a falta de informação ou negligencia de compartilhar conteúdo sem checar uma fonte confiável pode tirar e destruir inúmeras vidas com apenas um click.
Quero comentários construtivos, ofensas serão ignoradas, obrigado.
Respostas
Olá, tudo bem?
Vamos, primeiro, a estrutura de uma redação:
Divida a redação em 4 parágrafos:
1. Introdução:
Aqui você irá introduzir o assunto, existem várias maneiras de fazer isso. Você optou por dar um breve histórico sobre a internet, muito interessante isso.
"Criada em 1969, nos Estados Unidos à internet foi criada com objetivo de interligar laboratórios, intensificar pesquisas e modificar o modo de busca e distribuição de informações, e por consequência colaborando nas pesquisas e trazendo resultados para o avanço da sociedade em diversas áreas"
- Evite repetir palavras tão perto uma da outra.
- Evite errar a escrita das palavras "Estados Unido".
- Evite usar crase onde não há necessidade.
- Evite fazer um texto não coerente, eu usaria "colaborou" "trouxe".
Infelizmente essa introdução feita por você está faltando dois fatores importantes: a tese e a problematização.
Na tese você deve colocar uma frase que não é um fato, mas que pode dividir opiniões. Exemplo: "Dessa forma, vê-se que a sociedade é incapaz de viver sem internet" nem todos concordariam com essa frase, ela será sua tese e você terá de defendê-la ao logo da redação.
Na problematização você deve colocar dois argumentos, eles serão a base para você criar os dois próximos parágrafos (desenvolvimento). Aqui você poderia escolher falar sobre o "mau uso da internet" e sobre o "vício da internet nos jovens".
2. Desenvolvimento:
Aqui você irá falar sobre os dois argumentos que você colocou na introdução, um parágrafo para cada argumentos. Aqui você poderia contextualizar ou fazer menções históricas, científicas ou matemáticas sobre o argumento. Como você não pôs argumentos na introdução, irei analisar seu desenvolvimento por partes.
"Passando-se o tempo os computadores deixaram de ocupar grandes salas e facilitando que qualquer pessoa tenha o seu computador pessoal, nos dias atuais à internet além de uma ótima ferramenta de informação também se tornou um meio de entretenimento, exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, que conecta pessoas de toda parte do mundo a um click.
- Eu usaria "o que facilitou"
- Eu usaria "tivesse"
- Aqui não cabe crase.
- Quando for fazer uma sequência, evite passar de 3, nesse caso você usou 4.
- O correto seria "conectam"
Aqui você não argumentou sobre nada, praticamente, pois você não fez uma problematização na introdução.
"Mas, assim como existem os bens intencionados também existem os maus intencionados que se aproveitam do anonimato que à internet proporciona para cometer crimes, poderia citar diversos casos, todavia, resolvi escolher um caso que mexeu com o Brasil. Aconteceu em, Guarujá, SP. Uma mulher foi espancada e morta cruelmente por dezenas de moradores sobre a acusação de sequestrar e matar crianças, motivo dessa acusação? uma postagem em uma rede social sem fundamento algum, mas como toda “arma” alguém precisa puxar o “gatilho”. Nesse caso o gatilho não seria de uma arma, esse gatilho seria apenas um click no botão “compartilhar”."
- O correto seria "mals".
- Aqui não cabe crase.
- "poderia" e "resolvi" não podem ser usados de maneira alguma em uma redação, não podemos usar a 1° pessoa.
- Você não pode utilizar interrogações em uma redação, nem fazer qualquer questionamento.
Aqui você argumentou, apesar de ter sido pouco, sobre o "mau uso da internet". Mesmo assim as informações estão muito confusas: você precisa organizar melhor elas.
3. Conclusão.
Na conclusão você vai propor uma solução (essa solução tem que ser viável, não pode ser extraordinária) para os problemas tratados no desenvolvimento. Você deve falar as seguintes coisas:
- Quem fará?
- Como fará?
- Pra quê fará?
"Portanto esse tipo de conduta criminosa só tem efeito porque pessoas desinformadas e julgadores sem fundamento compartilham conteúdos sem checar sua veracidade, a falta de informação ou negligencia de compartilhar conteúdo sem checar uma fonte confiável pode tirar e destruir inúmeras vidas com apenas um click"
Aqui você não concluiu a redação, não falou em nenhum dos pontos que citei.
- "Julgadores" não é uma palavra que eu usaria, busque sinônimos.
- "Negligência" o correto.
Dica final: procure uma redação nota 1000 e observe a estrutura da mesma. Após isso, faça novamente sua redação.
Espero ter ajudado :-) Bons estudos.