Respostas
Resposta:
Para Karl Marx na divisão social do trabalho, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgindo, então a luta de classes entre a classe dominante e a classe dominada.
Max Weber ao falar de classe social em sua obra, coloca o conceito de classe social como conjunto de pessoas que tem a mesma posição diante do mercado. Em sua perspectiva existem dois tipos básicos de classes, as que têm e as que não têm algum tipo de bem. E por fim, será feito uma analise da realidade a partir dos conceitos apresentados aqui.
Resposta:
Weber usou o termo “classe” para referir-se às oportunidades de vida ou à capacidade de pessoas de conseguir o que querem e de que necessitam no mercado: comprar bens e serviços, proteger-se dos demais, e assim por diante. Desse ponto de vista, a posição da classe depende de um número muito grande de fatores, como prestígio ocupacional, educação, experiência, níveis de qualificação e de inteligência, herança, sorte, ambição e meio formativo familiar.