Respostas
O iorubá compreende um povo presente no sudoeste da Nigéria, no Benim, constituindo atualmente um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental.
O uso equivocado do termo relaciona-se com a associação do Yorubá apenas a uma determinada língua, ou ainda, a uma religião, quando na verdade, o Yorubá envolve amplos aspectos, como por exemplo, religião, sociedade, cultura, além de língua que é falada na região do Benim.
Resposta:
A) O reverendo John Raban não respeitou as diferenças desses povos e fez com que se perpetuasse através da história a denominação "povos yorubás", o que, por sua vez, fez com que eles fossem vistos como um povo único. Percebe-se o pensamento hegemônico euro-ocidental impondo a homogeneização dos povos de língua e cultura semelhantes na África, mas que são diferentes em suas especificidades.
B) Quando os guias do museu forem apresentar o dicionário aos visitantes, eles devem mencionar que os iorubás (ou yorubás) inicialmente não tinham consciência de si próprios como um grupo (até a formação do Império), porém partilhavam de culturas em comum, como ritos religiosos, línguas, dialetos e estruturas políticas. Com o decorrer do tempo, formaram reinos, sendo que o mais bem-sucedido foi o de Oyó.
Explicação: