A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas. Indique a alternativa que traduz uma destas tradições. (A) A formulação de alianças militares, a união de forças monárquicas e abolição das fronteiras políticas contribuíram para minar o poder dos Estados‐Nacionais. (B) O 1º de Maio e os rituais trabalhistas manifestavam a ascensão de partidos e de movimentos de massa, expressão do nacionalismo da classe trabalhadora. (C) As guerras de caráter religioso que eclodiram na Europa demonstram um enfraquecimento do poder universal da Igreja Católica e a ascensão de tradições religiosas nacionais. (D) O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus. (E) O culto do progresso e da liberdade despertou os ideais republicanos e democráticos que contribuíram para o estabelecimento de federações supranacionais.
#FUVEST
Respostas
respondido por:
2
A resposta correta correta é a letra D, que aponta que o apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.
A fragmentação dos grandes impérios europeus, foi a sinalização pra a mudança do regime monárquico para as republicas que por sua vez teve a pressão do povo que teve que atuar como uma reivindicador de seus direitos para se ter uma mudança.
A posição politica quando seus governantes se erguem com suas ideias que visam a perpetuação no poder é o nacionalismo exagerado com o uso de medidas autoritárias, sendo em qualquer regime pode gerar insatisfação, pois governos que tenham essa linha não respeitas as liberdades individuais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás