• Matéria: Sociologia
  • Autor: laiszanutto4371
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo o IBGE, aglomerado subnormal "é um conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais (barracos, casas, etc.) carentes, em sua maioria, de serviços públicos essenciais. O conceito de aglomerado subnormal foi utilizado pela primeira vez no Censo Demográfico 1991. Possui certo grau de generalização, de forma a abarcar a diversidade de assentamentos existentes no País, conhecidos como: favela, invasão, grota, baixada, comunidade, vila, ressaca, mocambo, palafita, entre outros". Aglomerados subnormais. IBGE, 2011. Adaptado. Com base no texto e no mapa, a) identifique duas características dos aglomerados subnormais, sendo uma relativa à questão fundiária e outra ao padrão de urbanização; b) explique a concentração espacial dos aglomerados subnormais na região Sudeste e o processo que levou a essa concentração.

#FUVEST

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
118

a. As duas características dos aglomerados subnormais, em relação à questão fundiária trata-se do fato de que ocorre a elevação dos preços nas áreas centrais e bairros comuns, sendo que os preços dos lotes e imóveis tornam-se inacessíveis à população mais pobre, o que os leva a ocupar irregularmente certas regiões.

Quando ao padrão de urbanização, os aglomerados subnormais são chamados de favelas ou de barracos, que denota o padrão irregular de construção.

b. A concentração espacial dos aglomerados subnormais na região Sudeste advém da grande desigualdade social historicamente construída ao longo dos séculos.

Perguntas similares