• Matéria: Biologia
  • Autor: TaliitaMeireles8065
  • Perguntado 6 anos atrás

Os equinodermos são animais deuterostômios marinhos que apresentam simetria radial na fase adulta e bilateral na fase de larva. a) A palavra deuterostômio deriva do grego: deuteros = segundo, secundário; stoma = boca. Que característica justifica denominar os equinodermos como deuterostômios? Cite outro filo animal com o qual essa característica é compartilhada. b) No desenvolvimento dos equinodermos, verifica-se a transição de simetria bilateral para simetria radial. Essa sequência reflete o que ocorreu com a simetria ao longo da evolução dos metazoários invertebrados? Justifique sua resposta.

#FUVEST

Respostas

respondido por: makmorales
13

a. Os equinodermos são animais deuterostômios marinhos e são assim considerados pelo fato de que durante o desenvolvimento embrionário do mesmo acaba que o blastóporo culmina na geração do ânus, de modo que sua boca é gerada apenas depois disso.

b. Podemos apontar que essa sequência não nos reflete o que ocorreu com a simetria ao longo da evolução dos chamados metazoários invertebrados, sendo que o que aconteceu durante a evolução dos mesmos foi o contrário: aqueles grupos primitivos possuem simetria radial, sendo que ao longo da evolução, devido à sua complexidade, há a tendência de transição para simetria bilateral.

Perguntas similares