• Matéria: História
  • Autor: aidasixtatellob3491
  • Perguntado 7 anos atrás

Considerada no contexto histórico a que se refere Til, a desenvoltura com que os escravos, no excerto, se entregam à dança é representativa do fato de que a) a escravidão, no Brasil, tal como ocorreu na América do Norte e no Caribe, foi branda. b) se permitia a eles, em ocasiões especiais e sob vigilância, que festejassem a seu modo. c) teve início nas fazendas de café o sincretismo das culturas negra e branca, que viria a caracterizar a cultura brasileira. d) o narrador entendia que o samba de terreiro era, em realidade, um ritual umbandista disfarçado. e) foi a generalização, entre eles, do alcoolismo, que tornou antieconômica a exploração da mão de obra escrava nos cafezais paulistas.

#FUVEST

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
23

É correta a alternativa B, sendo as festas organizadas e protagonizadas por escravizados no período colonial, tal como é descrita no texto, eram ocasiões especiais em que os controles sociais eram temporariamente afrouxados pelos senhores de escravos.

Não significa, contudo, que a situação dos escravizados fosse "leve" ou que tivessem liberdade para praticar a sua cultura: viviam uma vida de violências e privações, e a sua cultura era sistematicamente demonizada e suprimida. Podiam, contudo, de tempos em tempos, organizar algumas festas, supervisionadas pelos escravizadores, onde podiam praticar alguns dos seus  hábitos tradicionais.

Perguntas similares