• Matéria: Pedagogia
  • Autor: fabianamel701
  • Perguntado 7 anos atrás

A linguística é o estudo científico da linguagem. Está voltada para a explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular, quer fazendo o trabalho descritivo previsto pelas teorias, quer usando os conhecimentos adquiridos para beneficiar outras ciências e artes que usam, de algum modo, a linguagem falada ou escrita. Por isso, o ensino do português pode ser também a preocupação de um linguista, paralelamente ao interesse que ele tem em descrever a língua portuguesa para fins puramente linguísticos. Dentro da tradição do trabalho linguístico existem várias áreas de interesse, dependendo do ponto de vista como e observada a linguagem.
(CAGLIARI, 2007, p. 42)
Cabe destacar que a Linguística, por ser uma ciência, não emite juízo de valor em relação ao seu objeto de estudo, no caso, a língua. Essa é uma postura que perpassa todos os ramos do conhecimento, por exemplo: não cabe a um biólogo julgar qual é a “melhor” espécie entre os animais ou plantas, ou qual é a “mais bonita” dentre as flores. Essas opiniões subjetivas certamente existem, mas não podem interferir na maneira como um pesquisador realiza seus estudos. Se assim fosse, médicos poderiam se negar a atender pacientes por “não gostarem” de tratar certas doenças. E essa analogia pode ser feita também com a Linguística: ao estudioso, não cabe julgar qual modalidade de língua (norma culta, fala coloquial, dialeto gaúcho, carioca, nordestino etc.) é “melhor” ou “pior”, pois toda forma de comunicação verbal é objeto de estudo para o linguista.
Tendo em vista essas ideias, a proposta deste fórum temático é debater com a turma sobre os seguintes itens:
a)    A fala de pessoas sem instrução pode ser objeto de estudo da Linguística?
b)    As pessoas que falam errado agem dessa forma porque apresentam déficit intelectual, ou haveria outras razões?
c)    Enquanto educadores, como devemos agir em sala de aula diante da diversidade linguística apresentada por nossos alunos, provenientes de diferentes localidades e classes sociais? E que atividades podem ser feitas para trazer à tona a questão da diversidade linguística?
Reflita sobre essas questões e, a partir de então, realize um debate com a turma, para que, a partir de suas leituras, o tema central de nossa disciplina fique bem compreendido e seja internalizado. Bom trabalho a todos!

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
7

a- Podemos dizer que a fala errada apresentada por algumas pessoas, já é objeto de estudo da linguística.

 

Na linguística existe um campo que estuda o preconceito social e linguístico, que engloba o estudo do modo errado de fala, usada por parte da população.

 

b-  Nem sempre as pessoas que falam errado apresentam défici intelectual, a linguística demonstra que existem diversos fatores sociais que geram nas pessoas o ato de falar errado.

 

c- Enquanto educadores, nossa postura deve ser a de não promover o preconceito linguístico em sala de aula, mas orientar o aluno a forma correta de pronunciar e escrever as palavras.

 

Atividades didáticas sobre a construção de palavras, os vocabulários presentes no Brasil, podem ajudar muito em relação a essa diversidade linguística em sala de aula.

respondido por: miraildessilva9
4

Resposta: A

Explicação: da polêmica em torno da legitimação do ebônico como uma língua

Perguntas similares