Respostas
Explicação:
Heráclito foi um filósofo que instituiu a ideia de que as transformações ocorrem em virtude da ação e reação entre os materiais, tendo o fogo como agente transformador. Heráclito de Éfeso (540 a.C. a 470 a.C.), como o próprio nome indica, nasceu na cidade de Éfeso.
Em razão da forma de expor seu pensamento, as ideias de Heráclito provocam debates acirrados há mais de vinte séculos. Os gregos e romanos já discutiam sobre ele e, mais tarde, foi tema de debates entre cristãos e muçulmanos. Já na filosofia moderna e contemporânea, sempre ressurgem assuntos ligados a esse cientista.
Parmênides (510 – 445 a. C.) foi um filósofo grego da Antiguidade, o primeiro pensador a discutir questões relativas ao “Ser”. Foi um dos três mais importantes filósofos da escola eleática, junto com Xenófanes e Zenão.
Parmênides ou Parmênides de Eleia nasceu na colônia grega de Eleia, no litoral sudoeste da atual Itália, na Magna Grécia. Descendente de uma família rica e ilustre recebeu boa educação sendo admirado por seus conterrâneos por levar uma vida regrada e exemplar.
Heráclito, ao contrário de Parmênides, atribui ao fogo o elemento da natureza que origina tudo. Para ele, tudo é movimento, pois nada se encontra fixo no mundo.
Heráclito e Parmênides
Heráclito de Éfeso entende que tanto o homem como a natureza encontram-se em constante mutação. Assim, o mesmo objeto pode se alterar em instantes.
Seu aforismo diz: "Não se pode pisar duas vezes em um determinado rio, porque nem o homem e nem o rio são mais os mesmos". Portanto, não há nada no sujeito que não esteja passível de mudança.
Parmênides, filósofo de Eleia, acreditava que o Ser não pode mudar, pois caso fosse não seria mais ser, mas sim "não ser". As mudanças são ilusórias e enganam os homens, ou seja, o ser é e o não ser não é.
Saiba mais sobre Heráclito e Parmênides em: brainly.com.br/tarefa/20558510
#SPJ2