Contudo, um enigma ainda permanecia: como a árvore conseguiu se espalhar por tantas regiões da floresta de forma tão marcante? Para alguns pesquisadores, mecanismos naturais não são suficientes, e só mesmo a ação de populações humanas daria conta do fenômeno
[...]
Uma das revelações mais importantes vem da análise do DNA, feita por Rogério Gribel e Maristerra Lemes, do Inpa, e colaboradores. Ao comparar as populações de árvores em todas as partes da Amazônia, notou-se que há grande homogeneidade, ou seja, poucas diferenças genéticas de local para local. Isso indica que o espalhamento geográfico da castanha-do-pará se deu rapidamente e em uma época relativamente recente, o que torna mais complicado imaginar um mecanismo natural para sua dispersão.
[...]
SCOLES, R. e GRIBEL, R. Population structure of Brazil Nut (Bertholletia excels, Lecythidaceae) stands in two areas with different occupation histories in the Brazilian Amazon. Human Ecology. v. 39, p. 455-64. 2011. SHEPARD JR., G.H. e RAMIREZ, H. “Made in Brazil”: human dispersal of the Brazil Nut (Bertholletia excels, Lecythidaceae) in Ancient Amazonia. Economic Botany. v. 65 (1), p. 44-65. 2011.
Considerando a castanheira como importante componente da paisagem amazônica, a tese expressa acima aponta que a Amazônia corresponde a uma paisagem
A
rural.
B
urbana.
C
natural.
D
geográfica.
E
transformada.
Respostas
respondido por:
18
Letra E: ao considerarmos que atualmente a castanheira tornou-se um importante componente da paisagem amazônica, a tese que foi apresentada pelo texto está a transmitir a mensagem de que a Amazônia corresponde a uma paisagem transformada.
E a Amazônia corresponde a uma paisagem transformada pelo fato de que tem se modificado em função das ações humanas no território, visto que os fatores naturais foram insuficientes para explicar o espalhamento da castanheira dentro da floresta amazônica.
respondido por:
2
Resposta:
letra e
bons estudos
depois me conta se a resposta ta certa
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás