Os reinos germânicos tiveram entre si semelhanças e diferenças. Possuíram, em relação ao antigo Império Romano, caracteres comuns (elementos de permanência), bem como, outros que os individualizaram (elementos de ruptura). Houve a convivência entre o germano e o romano”.
GUERRA MARTINS. M. Os povos bárbaros. São Paulo, Ática, 1997. p. 17.
A partir da leitura do trecho acima, marque a opção correta sobre o contexto do período inicial da Idade Média (entre os séculos V e VII):
A
Igreja Católica teve sua influência política e socioeconômica enfraquecida devido a sua forte relação com o Império Romano que não existia mais.
B
Os Estados organizados pelos invasores bárbaros se caracterizavam por uma forte estabilidade política e por fronteiras territoriais bem definidas.
C
Com a diminuição de fatores que geravam o aumento da mortalidade, como guerras, epidemias e fome, ocorreu uma alta demográfica populacional.
D
A sociedade vivenciou um processo de desmilitarização com a diminuição contínua da importância dos exércitos controlados pelos grandes proprietários de terras.
E
A produção econômica concentrava-se fortemente em atividades rurais desenvolvidas em grandes propriedades que visaram à autossuficiência.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
pois as atividades rurais eram bem importantes nessa epoca
Resposta:
A produção econômica concentrava-se fortemente em atividades rurais desenvolvidas em grandes propriedades que visavam à autossuficiência.
LETRA E
Explicação:
Os germânicos foram o principal povo que se instalou nas possessões do Império Romano e que, de certa forma, atuou em seu processo de fragmentação. O processo histórico destacado no texto refere-se ao período chamado de Alta Idade Média, que ficou caracterizado pela constituição de diversos reinos e dinastias marcados pela descentralização política, pela posse da terra, por atividades comerciais centradas em grandes unidades rurais e pela afirmação do cristianismo como religião oficial da Europa ocidental.