Respostas
Resposta:
A mitologia inspira a arte.
Explicação:
O que hoje entendemos por mitologia nos tempos antigos era religião séria. Dizem que uma sociedade faz arte com a temática sempre sendo as coisas que preza, que valoriza. Naqueles tempos a religião era quase sempre, senão sempre, a principal motivação dos artistas e a religião de muitos povos do passado hoje é chamada de mitologia.
A mitologia sempre tem histórias épicas e contos heroicos com personagens sobre-humanos, isto sempre faz sucesso entre um bom número de pessoas que, seja por simplesmente gostar do fora do comum ou talvez por sentir o que os personagens sentiram sem estar na história, gosta muito de mitologia.
Histórias de literatura fantástica como O Senhor dos Anéis e Elric de Melniboné têm óbvia influência da mitologia e muito em comum com ela, só para exemplificar, sem falar na cultura contemporânea de super-heróis. Não é impossível que em um futuro muito, muito distante livros como os do Tolkien e os quadrinhos do Batman, por exemplo, sejam vistos como mitologia do nosso tempo.
Hoje em dia existem, por exemplo, muitos filmes e peças de teatro inspirados na mitologia e em coisas semelhantes a ela. Provavelmente nossa sociedade deve tal fascínio aos renascentistas que reviveram o interesse na mitologia antiga através do ponto de vista que aquilo é mitologia e não religião e a mitologia ser interessante por ter boas histórias que inspiram a criação de obras de arte.