O esgotamento profissional, conhecido como Síndrome de Burnout, foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa síndrome, que foi incluída no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrita como uma síndrome resultante de um estresse crônico no trabalho não administrado com êxito e caracterizado por três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida. A nova classificação, publicada em 2018 e aprovada durante a 72ª Assembleia Mundial da OMS, entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2022. A Classificação Internacional de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta.
Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2019 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os programas de formação de lideranças focados na obstinação e na resistência ao erro têm sido eficazes na redução da vulnerabilidade a esse tipo de síndrome.
II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.
III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.
IV. A prevalência do protocolo clínico pautado no tratamento medicamentoso é condição determinante para a superação desse problema de saúde pública.
É correto o que se afirma em
Escolha uma:
a. III e IV, apenas.
b. I, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.
Respostas
A síndrome de burnout, também conhecida como a síndrome do esgotamento emocional, é considerada um distúrbio psíquico e que está diretamente relacionado ao emprego e desemprego, tornando-se um problema de saúde pública cada vez mais presente entre profissionais, em especial aqueles que enfrentam uma grande jornada de trabalho e também as pessoas com histórico de doenças mentais.
É caracterizada principalmente por uma grande tensão emocional que é desencadeada por trabalhos desgastantes e que afetam tanto o físico como o emocional. Acredita-se que está doença é decorrente da realidade moderna em que vivemos, e que muitas vezes ter uma jornada de trabalho torna-se insuportável e desgastante para os empregados e o fato de passar por estresse junto ao peso de depender daquilo para sobreviver, acaba sendo uma sobrecarga para quem deve enfrentar aquela realidade diariamente.
Outro ponto é a infelicidade que a maioria das pessoas devem ‘engolir’ para ter uma boa condição de vida, já que muitas vezes é necessário fazer o que não se gosta para ser bem-sucedido financeiramente. O que leva a mais um estresse e desgosto pela vida e pela rotina.
Por ser uma doença que pode ser desencadeada por vários motivos e por possuir muitos sintomas, as vezes inespecíficos é difícil ser compreendida e aceita. Visto que a relação trabalho e adoecimento psíquico não possa ser observado facilmente aos olhos.
Dessa forma, pessoas que possuem uma melhor realização profissionais e se sentem confortáveis com sua realidade profissional, tendem a adoecer menos o que torna algo mais saudável a saúde mental do trabalhador.
ALTERNATIVA CORRETA LETRA C. II e III.
Espero ter ajudado!!!
Resposta:
C. II e III.
Explicação:
Estão corretas somente as alternativas:
II. A compreensão dos sintomas de forma isolada do contexto sociocultural dificulta o estabelecimento do chamado nexo causal entre trabalho e adoecimento.
III. As relações de trabalho onde predominam o sentido de realização profissional tendem a reforçar elos de coesão e reconhecimento social favoráveis à saúde psíquica.
Espero ter ajudado!!!