• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lavinialol500
  • Perguntado 6 anos atrás

“A investigação reducionista, a retirada de Deus do centro do universo e colocação do homem como senhor de suas ações, levou a ciência a buscar respostas para doenças, calamidades, e sobre o comportamento humano, no próprio homem. Graças a essa mudança histórica, foi possível haver estudos sobre cognição, desenvolvimento e consciência. A ciência psicológica passa então a receber também influências fisiológicas” (p.10).

A respeito da influência fisiológica na pesquisa psicológica escolha a opção que corresponde a influência desta na pesquisa psicológica.


A medicalização para doenças mentais marcou a história dessas pesquisas, dando início ao estudo da relação entre drogas e comportamento.


A relação entre cérebro e comportamento só pode ser estudada hoje por biólogos, visto que o comitê de ética nacional exige habilitação em disciplinas na área de fisiologia.


A pesquisa descritiva não se interessa por assuntos fisiológicos.


O método experimental é o único capaz de estudar a interação entre cérebro e comportamento.


Métodos de extirpação, como a retirada de partes do cérebro de animais eram realizadas desde o século XIX, para que com isso se observasse mudanças comportamentais a partir deste dano

Respostas

respondido por: viniciusrm19
31

A medicalização para doenças mentais marcou a história dessas pesquisas, dando início ao estudo da relação entre drogas e comportamento.

A partir da ascensão do Iluminismo, sobretudo na área médica, como na área de doenças mentais, passa-se a haver maior liberdade para o estudo sobre a relação entre drogas e comportamento.

Nesse sentido, busca-se um maior entendimento sobre o efeito de medicalização para doentes mentais, os quais antes eram postos de lados na sociedade, que passam não somente a receber tratamento adequado, como se tornam propensos à reinserção social.

Perguntas similares