• Matéria: Lógica
  • Autor: paloma148972908
  • Perguntado 7 anos atrás

Curiosidades cobre constelação ​

Respostas

respondido por: LukEffox
1

Resposta:

Astronomia - Curiosidades

 

imagem estrelas e homem

A estrela mais próxima do Sol é a Próxima de Centauro. É uma estrela anã vermelha pertencente ao sistema estelar Alfa de Centauro. A sua massa é de apenas 10% da massa do Sol e está a 4 anos-luz de distância. Se ela desaparecesse agora só daqui a 4 anos o saberíamos.

 

Em Netuno, sétimo planeta do Sistema Solar, nunca faríamos um ano de idade, pois este planeta leva precisamente 163 anos terrestres para completar o seu movimento de translação em volta do Sol.

 

Titã é o único satélite natural no Sistema Solar que tem atmosfera própria. Este é o maior dos 18 satélites naturais de Saturno.

 

O Universo é plano! Essa é a resposta encontrada pelos cientistas depois de estudos com um balão high-flying na região da Antártida, que suspendeu um telescópio na altura de 40 mil metros. O instrumento sobrevoou o continente gelado por dez dias. Para os astrônomos, a descoberta confirma que a luz, fora da ação da gravidade, viaja em linha reta, e não em curvas. A ideia de que o universo poderia ser curvo foi proposta por Albert Einstein.

 

Astrônomos anunciaram a descoberta de um fenômeno até agora inconcebível: planetas que não parecem atraídos por uma estrela e que se deslocam solitários pelo universo. Numa pesquisa realizada durante dois anos, 10 planetas com aproximadamente a massa de Júpiter, foram encontrados a distâncias tão grandes da estrela mais próxima que se poderia dizer que alguns deles flutuam livres pela Via Láctea. A pesquisa, publicada na revista científica britânica Nature, é inovadora no campo da ciência dos exoplanetas. Mais de 500 destes planetas foram identificados desde 1995. Mas estes são os primeiros do tamanho de Júpiter que foram encontrados a esta distância da estrela mais próxima.

 

Existem vários sistemas de identificação de astros. Os mais usados são o sistema Messier (M) e o Novo Catálogo Geral de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas (NGC). Muitas galáxias são identificadas pelo dois sistemas. Um exemplo é Andrômeda, que é identificada como M 31 e NGC 224.

 

Os cientistas não sabem precisar quantas galáxias existem no Universo, mas calculam que seja algo em torno de 100 bilhões. O número de estrelas varia de galáxia para galáxia, ficando entre 100 bilhões e três trihões de astros.  

 

A constelação do Cruzeiro do Sul é formada por 54 estrelas; porém, somente cinco são visíveis a olho nú.

 

A temperatura da Lua pode chegar a 100º C durante o dia lunar e -175º C à noite.

 

A estrela mais luminosa da Via Láctea é Eta Carinae, que emite cinco milhões de vezes mais energia que o Sol.

Já a estrela mais brilhante descoberta pelo ser humano é a supernova SN1987A, da galáxia Grande Nuvem de Magalhães. Sua luminosidade é maior do que a da sua própria galáxia.

A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.

O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra. Aliás, você sabia que o Sol possui 99,9% de toda a matéria do Sistema Solar?

 

Júpiter é duas vezes maior do que todos os outros planetas, satélites, asteroides e cometas do Sistema Solar juntos.

 

O planeta do Sistema Solar com o maior número de luas é Júpiter, com 63. O segundo lugar fica com Saturno, com 34 luas.

As constelações mais conhecidas no Brasil são a Cruzeiro do Sul e Órion. A constelação de Órion é, em parte, formada por 3 estrelas alinhadas, denominadas As Três Marias. Para os gregos antigos, elas representavam o Cinturão de Órion.

Planetas, constelações e galáxias formam apenas 4% do universo. O resto é feito de matéria escura, um tipo estranho de matéria sobre a qual os cientistas não sabem nada.

Perguntas similares