Em um dia ensolarado, em que os termômetros indicam temperaturas médias de 37° a 39°C na grande São Paulo, um professor de educação física decide inovar suas práticas de aula e resolve levar as turmas de 7° e 8° semestres de graduação para uma atividade prática ao ar livre, no Parque Ibirapuera. Lá ele inicia uma roda de conversa com os alunos em círculo sobre Atletismo, uma das práticas individuais esportivas mais antigas, conhecida como esporte-base, por compreender movimentos comuns para as pessoas desde a antiguidade: corrida, lançamentos e saltos. Imediatamente após os tiros de 400 e 800 metros praticados os alunos observaram aumento da transpiração, respiração ofegante, batimentos acelerados e coloração avermelhada das extremidades corporal. Após alguns minutos, vários alunos recuperaram-se das alterações observada, porém no dia seguinte, alguns relataram ocorrência de cãibras e sensação de fadiga muscular. Assim diante do exposto, responda:
a) Explique de que maneira o sistema nervoso se comunica com o musculoesquelético, permitindo a contração muscular.
b) De que maneira que a transpiração observada pode ter auxiliado no controle da temperatura? Qual o tipo de feedback observado nesta situação. Descreva os mecanismos homeostáticos envolvidos neste controle em detalhes.
c) Sabendo que dias muitos quentes associados ao pouco hábito de ingestão de água pode levar a situação de desequilíbrio de eletrólitos como sódio, potássio e a própria água, relacione o gráfico abaixo com os sintomas relatados no dia seguinte a realização da prática (cãibras e fadiga muscular) e explique em quais fases as alterações de sódio e potássio respectivamente teriam influenciando.
d) Descreva qual é o NEUROTRANSMISSOR responsável pela condução da informação entre NEURÔNIO-MÚSCULO?
e) Durante a abertura de canais de SÓDIO, a entrada deste elemento na célula muscular acontece por qual TIPO DE TRANSPORTE? Justifique sua resposta.
Respostas
a) O sistema nervoso é formado pelo cérebro e neurônios, sem eles nós não pensamos (antes de nos mover é preciso pensarmos no movimento). É o cérebro quem comanda a movimentação muscular.
b) O Suor ajuda a controlar a temperatura do nosso corpo, durante o verão as glândulas sudoríparas do corpo trabalham para manter o equilíbrio térmico. Por meio de pequenas gotas de suor a temperatura do corpo é controlada, para manter-se em constantes 36ºC.
c) A desidratação causa um desequilíbrio decorrente da redução dos níveis de sódio no organismo, assim como sua excessivamente, resultando uma deslocação dos fluidos em volta dos músculos, levando ao espasmo nervoso que tem como consequência a cãibra.
d) A acetilcolina (Ach) é o neurotransmissor usado pelos neurônios que inervam os músculos. Assim, a estimulação dos receptores Ach nos músculos leva a sua contração.
e) A bomba de sódio-potássio é encarregado pelo transporte incessante e ativo de íons sódio e potássio, feito por um conjunto protéico encontrado na membrana citoplasmática das células, onde acontece a transferência desses íons.
Espero ter ajudado!