O termo “Utopia" (em grego, utopos = "em lugar nenhum") foi inventado por Thomas Morus (1478-1535) para o título de uma de suas obras, publicada por volta de 1516. A Utopia descreve um lugar onde existiria uma sociedade perfeita, livre de conflitos. A partir do século XIX, o termo ganhou novos significados, sendo constantemente interpretado de maneira pejorativa, como algo irrealizável. Karl Marx cunhou a expressão "socialismo utópico" para definir os primeiros socialistas que, segundo sua interpretação, teriam assumido posições que não poderiam se realizar, um sonho que estaria distante dos ensinamentos da ciência.
Atualmente a palavra “utopia" ainda aparece associada à ideia de um sonho irrealizável, mas também é utilizada para afirmar o desejo por um mundo melhor, marcado pela abundância e pelo prazer.
a) O que levaria Karl Marx a chamar os primeiros socialistas de utópicos?
b) No verbete dedicado à palavra “utopia" do Dicionário do pensamento social do século XX, afirma-se que, "apesar de seus protestos em contrário, o pensamento de Marx e Engels é profundamente utópico". Que elementos da teoria marxista justificam tal posição?
Respostas
respondido por:
11
Explicação:
A) Provavelmente,no princípio das teorias socialistas acreditava-se na criação de uma sociedade ideal, mais justa e igualitária,onde se preservava a criação de uma estruturação onde as classes sociais vivessem em equilíbrio ao buscarem interesses comuns em um trabalho coletivo que estivessem acima da exploração ou da procura incessante pelo lucro. Sendo assim. Karl Marx criticou porque considera esse modelo não poderia ser implementado já que para se alcançar a igualdade era necessária uma reforma social por meio da luta armada.
Espero ter ajudado,tenha bons estudos!! --Chie
respondido por:
7
A
Pois para karl marx o sonho dos socialistas era irrealizável
Pois para karl marx o sonho dos socialistas era irrealizável
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
por favorrrr