• Matéria: Geografia
  • Autor: nicguti
  • Perguntado 7 anos atrás

Trabalho sobre a 2° Revolução e as modificações no espaço.

Respostas

respondido por: AhisokaChie
0

>A Segunda Revolução Industrial corresponde à segunda fase da chamada Revolução Industrial. Tendo inicio na segunda metade do século XIX, por volta de 1850, e encerrou-se durante a Segunda Guerra, período compreendido entre 1939 a 1945.

>Essa fase da Revolução Industrial representa o início de um novo período da industrialização, vivida inicialmente na Inglaterra, mas que se expandiu para outros países como a Alemanha, França, Rússia, Japão e Estados Unidos. As fases da revolução não indicam ruptura, mas sim simbolizam um novo patamar alcançado no desenvolvimento da civilização humana, no que está relacionado no surgimento das novas características dos avanços e aprimoramentos tecnológicos que deram continuidade ao processo, modificando toda a estrutura da produção capitalista. Sendo o ferro, carvão e a energia a vapor, características da primeira fase da Revolução Industrial enquanto aos representantes da segunda fase está presente o aço, eletricidade e o petróleo.

>As tecnologias introduzidas nesse período possibilitaram a produção em massa, a automatização do trabalho e o surgimento de diversas indústrias, em especial as indústrias elétrica e química. Houve aumento considerável de empresas e o aprimoramento das indústrias siderúrgicas. As ferrovias expandiram-se, possibilitando o escoamento dos bens produzidos e o aumento do mercado consumidor. Surgiram, durante a Segunda Revolução Industrial, diversos inventos que modificaram toda a organização social e criaram novas relações, sejam essas sociais, de trabalho e até mesmo entre o ser humano e o meio. Os novos meios de produção desencadearam, nesse período, a introdução de modos de organização da produção industrial que se preocupavam com a produção a menor custo e menor tempo, ou seja, a racionalização do trabalho. Esses modos de organização ficaram conhecidos como taylorismo e fordismo. No taylorismo encontra-se a divisão da execução do trabalho em movimentos individuais, analisou-os para determinar quais eram suas aptidões e cronometrava os funcionários realizando suas funções. No fordismo,manteve-se o mecanismo de produção e a organização da gerência,no entanto, foi adicionada a esteira rolante. E divide em dois princípios:

Princípio just in time (JIT): consiste em minimizar estoques produzindo de acordo com a demanda;

Princípio dos cinco zeros: zero de atraso, zero defeitos, zero de estoque, zero panes e zero papéis.

Perguntas similares